Notícias/Artigos

Blog

21 de maio de 2019 unhas por dratatigabbi 6 Comentários

Alteração das unhas na síndrome mão-pé-boca

A síndrome mão-pé-boca é uma virose causada pelo vírus Coxsackie que causa lesões vesiculosas (pequenas bolhas), localizadas nos pés e mãos e, também, uma erupção na mucosa da boca, que pode acometer a boca, causando estomatite, a faringe e as amígdalas.

Geralmente esse quadro é antecedido por febre alta, pode haver vômitos e diarreia. É comum que surjam lesões nos joelhos e cotovelos. O diagnóstico é feito por meio do exame físico.

Em alguns casos podem surgir alterações nas unhas. Nesses pacientes, parece que todas as unhas – ou a maioria delas – estão levantadas e caindo ou com manchas brancas. Isso é chamado de linhas de Beau e já foi explicado neste artigo.

 

Não é necessário fazer nenhum tratamento específico, apenas dê suporte com o aumento da ingestão de água e repouso, além do uso de antitérmicos se houver febre. A doença é infecciosa, portanto é comum os irmãos pegarem uns dos outros, mas é autolimitada, ou seja: acaba se curando sozinha.

Gostou ? Compartilhe!

6 Comentários

  • Eliene
    11 de maio de 2020 at 08:27 Responder

    Minha filha dei essa doença,as unhas está caído o que posso fazer ela tem 5 anos

    1. dratatigabbi
      24 de outubro de 2021 at 08:14 Responder

      A doença cura sozinha com cuidados gerais e a maioria das crianças têm retorno das unhas 100%! Caso isso não aconteça, por qualquer motivo, procurar médico dermatologista e passar em consulta!!!

  • Easmim Eloana
    15 de agosto de 2021 at 09:03 Responder

    Oi meu filho também teve o vírus mão pé e boca, e deu muita febre,e agora está soltando tudo o couro dos pés e mãos e está também soltando as unhas.

    1. dratatigabbi
      24 de outubro de 2021 at 08:13 Responder

      Olá! Isso pode acontecer e depois também recupera 100%! Caso haja algum encravamento ou dificuldade no crescimento das unhas, sugiro uma visita ao dermatologista!!!

  • Bruna
    1 de outubro de 2021 at 22:27 Responder

    Excelente artigo, minha filha estava com as unhas assim, eu estava muito preocupada e a médica não deu muita atenção. Graças a Deus pude descobrir o problema dela, porque ela teve esse vírus recentemente.

    1. dratatigabbi
      24 de outubro de 2021 at 08:12 Responder

      Que bom que te ajudou Bruna! A intenção realmente é essa!

Deixe um Comentário