Função das unhas: por que é tão importante para você?
Você conhece a função das unhas e por que elas são importantes para o seu corpo? Entenda tudo agora!
A função das unhas vai muito além de apenas beleza ou estética. As unhas podem indicar enfermidades ou determinadas condições do seu corpo.
O outro nome dado para as unhas é “lâminas ungueais”. Elas são placas córneas das células mortas, sendo resistentes, compactas, translúcidas e formadas, principalmente, por queratina.
A queratina é uma proteína que ajuda na formação de várias estruturas do corpo humano. Mas a queratina que compõe as unhas é diferente da que encontramos nos cabelos e nas camadas superficiais da pele.
Quer saber mais sobre a função das unhas? Então, você pode ler este artigo e ver o meu vídeo sobre o assunto.
Função das unhas: como ela é formada afinal?
Suas unhas se formam ainda durante a fase em que é um embrião, na 9ª semana da gestação, aproximadamente, e depois disso não param de crescer.
Cada uma das suas unhas possuem uma raiz na dobra da pele em sua base, junto com a cutícula. Assim, as células especializadas se multiplicam sem interrupções, secretando e acumulando camadas grossas da queratina no interior.
Quando as novas células são fabricadas, as antigas abandonam o que é chamado de matriz e acabam morrendo. Mas a nova composição de queratina da unha continua se movimentando para a ponta do dedo, já que a raiz / matriz germinativa não para de trabalhar.
Qual é a função da unha afinal?
A maior função da unha, diferente do que muitos pensam, é proteger as extremidades dos seus dedos – tanto da mão quanto do pé.
Além disso, as unhas também compõem alguns movimentos de apreensão nos objetos miúdos e aumentam a sensibilidade da sua polpa digital.
Ou seja: as unhas ajudam a pegar e usar objetos mais finos, delicados e pequenos, como os alfinetes, por exemplo.
Dizem que, nos nossos antepassados, a função das unhas também era para ser usada como garra de animais, ajudando na autodefesa.
Quer saber sobre a função das unhas de uma forma mais completa? Então, veja o vídeo que eu fiz para ajudar você especialmente nesse assunto:
Até a próxima!
Sem Comentários