Ritmo circadiano: o que é, para que serve e como manter o seu
Você já ouviu falar em ritmo circadiano? Sabia que é ele o responsável por regular todo o funcionamento do seu corpo? Veja mais neste artigo!
Todas as nossas células que compõem o nosso organismo são reguladas por um sistema inteligentíssimo. Temos um relógio biológico que, de forma natural, se ajusta e se ativa com base em sinais externos associados à luz e à escuridão.
Além disso, possuímos relógios periféricos que se ajustam principalmente com a alimentação, entre outros estímulos.
Quer saber mais sobre como funciona o ritmo circadiano e o que ele tem a ver com todo o seu dia? Continue a leitura!
O que é ritmo circadiano mesmo?
O ritmo circadiano, controlado por esses relógios biológicos, compõe o ciclo vital que controla o organismo diariamente para cumprir funções fundamentais, tais como:
– Regular a temperatura corporal;
– Equilibrar os níveis de açúcar e de hormônios;
– Além de orquestrar o sistema de regeneração e reparação celular.
Esse ritmo circadiano ou ciclo circadiano se refere ao período de 24h que o ciclo biológico que baseia praticamente todos os seres vivos.
Algumas das fortes influências no ritmo circadiano são:
– Luz
– Temperatura
– Movimento de maré
– Vento
– Dia
– Noite
Ou seja, seu corpo tem um metabolismo, que é controlado por um relógio biológico. Este, por sua vez, determina os períodos de menor ou maior energia, que têm relação direta com o ciclo escuro e claro da luz solar.
Os ciclos do ritmo circadiano são mentais, físicos e comportamentais.
Mas para que serve o ritmo circadiano?
Para regular essa atividade física, fisiológica, química e psicológica do seu organismo, que pode influenciar no estado de vigília, no sono, na temperatura corporal, na regulação das células e até na digestão.
De forma mais clara, o ritmo circadiano pode influenciar em coisas como:
– Horário de dormir
– Temperatura corporal
– Níveis de hormônio
– Estado de alerta
– Apetite
– Pressão sanguínea
– Metabolismo
Alguns dos fatores externos que influenciam no seu ritmo circadiano podem ser: exposição à luz de aparelhos eletrônicos (a famosa luz azul) em horários inapropriados, cafeína e drogas.
Ritmo circadiano dia e noite
Durante o dia, os ritmos circadianos estimulam o despertar da nossa pele, aumentando o seu potencial de autoproteção e otimizando a biotransformação de vitamina D.
Por esta razão, recomenda-se utilizar produtos cuja principal propriedade seja a ação antioxidante, pois eles exercem proteção contra as agressões de agentes externos.
À noite, os ritmos circadianos aumentam a taxa de reparação e regeneração celular, uma vez que a pele não está submetida a agressões, como a radiação UV.
Além disso, produz-se um aumento da microcirculação, gerando uma maior desintoxicação e maior aporte de nutrientes para as nossas células.
Os produtos recomendados para aplicar à noite contêm ativos que estimulam os mecanismos de autorreparação e auto regeneração da pele para, assim, ajudar a reparar os danos produzidos durante o dia.
Além desses cuidados básicos, a tecnologia já nos trouxe inovações nesse setor!
Já temos cosmecêuticos (cosméticos + produtos farmacêuticos) inteligentes, baseados na cronobiologia, que atuam em função do momento em que são aplicados na pele.
Ou seja: o mesmo produto, com os mesmos princípios ativos, poderá ter propriedades distintas em função de ser aplicado durante o dia ou durante a noite.
O que a alteração no ritmo circadiano causa?
Deixar o seu ritmo circadiano desregular pode ter algumas consequências sérias, como:
– Sonolência durante o dia
– Desempenho menor no trabalho
– Propensão maior a acidentes
– Depressão
– Ansiedade
– Pouca agilidade mental
– Maiores riscos de obesidade e diabetes
Você pode até gostar de trabalhar à noite, por exemplo, mas o ritmo circadiano entende que esse é o horário de descansar.
De acordo com a biologia do seu corpo, o horário noturno é feito para dormir e é por isso que não temos a visão noturno, olfato e audição aguçados para esse horário como alguns animais possuem.
Não sou só eu que estou falando, são as estatísticas e os acontecimentos.
Os desastres mais problemáticos da história aconteceram no horário noturno, como o acidente na Three Mile Island e o Chernobyl.
Para ter ideia, essa pesquisa mostrou que 25% a 30% dos profissionais que trabalham com turnos alternados têm crises de insônia ou sonolência em excesso.
Algumas dicas para manter o seu ritmo circadiano
A primeira de todas é: durma cerca de 7-8hs por dia e de preferência antes das 22hs.
De uma forma geral, é preferível acordar cedo do que ir dormir tarde, em termos cronobiológicos.
A segunda dica é: faça a higiene do sono evitando telas e luzes artificiais próximo do horário de dormir.
A terceira dica é: evite substâncias que podem afetar seu sono após as 16h, como álcool, nicotina e cafeína.
A quarta dica é: consuma bebidas frias, como água ou chá gelado.
A quinta dica é: se exponha à luz natural solar (claro, com proteção e em horários adequados).
A sexta dica é: tire uma soneca de 15 minutos após o almoço, se puder.
Se você tem dúvidas sobre o seu ritmo circadiano e de como isso funciona na sua pele, precisa falar com um especialista. Esse é o seu caso? Então, clique aqui e agende o seu horário!
Sem Comentários