Unhas doloridas 2
Por que uma unha dói?
Já tratamos sobre isso neste artigo, mas ainda há muita dúvida e perguntas a respeito das unhas doloridas. Hoje falaremos um pouco mais sobre isso.
Quando a unha dói?
Tente notar se a dor possui um padrão, ou seja: se há situações em que ela aparece e como você consegue melhorá-la.
A unha em telha, por exemplo, é bastante frequente e apresenta uma alteração do seu formato. Nesse caso, a dor surge sempre que encostamos na região.
É bastante frequente nas mulheres após a menopausa e dificulta bastante o uso de determinados calçados.
Já a dor do tumor glômico vem de repente, como se fosse uma fisgada ou choque, e não altera muito o formato da unha, apesar de que pode levar a uma mancha avermelhada ou roxa no local.
Unha encravada
Mas, sem dúvida, a unha encravada, já bastante discutida nos nosso dois últimos artigos (veja aqui e aqui), é a principal causa de unhas doloridas. Muitas vezes a dor aparece antes mesmo da inflamação surgir.
O que fazer?
Se você não costuma machucar as unhas, não se submeteu recentemente a nenhum tipo de procedimento, como unhas em gel ou em porcelana ou esmaltação em gel, é muito importante procurar o dermatologista caso tenha unhas doloridas.
Há diversos diferenciais e o diagnóstico correto pode exigir exames complementares, como ultrassom, radiografia ou ressonância magnética.
Outros casos podem somente melhorar com cirurgia. Portanto é fundamental que você seja avaliado por um especialista!
Sem Comentários