Unhas Doloridas

 

A sensação de dor ungueal – a chamada unha dolorida – normalmente ocorre acompanhada de alguma deformidade, ou seja, de alguma alteração do formato das unhas. A causa mais comum é a unha encravada, que já discutimos em outro artigo. Porém há outras causas que merecem ser analisadas e é isso que faremos a seguir.

 

 


Unhas doloridas após a retirada do esmalte

 

Muitas pacientes se queixam de dor quando estão sem o esmalte. Em geral, esse sintoma melhora quando elas estão com o esmalte ou base.

Um das causas possíveis pode ser a sensibilidade ao formaldeído (formol), presente em alguns produtos e bases fortalecedoras. O formol pode penetrar a lâmina da unha e deixar o leito (a pele por baixo) mais sensível. Isso é mais descrito em pacientes que utilizaram o formol por períodos prolongados, mas sabemos que algumas manicures usam bases fortalecedoras com formol de rotina, antes da esmaltação. Se esse for o seu caso, indico o uso de bases e esmaltes 5F, que são livres de formol tanto como conservante como na resina. Os sintomas devem melhorar depois de alguns meses de tratamento.

Se esse sintoma aparecer após esmaltação em gel ou unhas artificiais, isso pode acontecer por conta do lixamento excessivo para a fixação dessas substâncias. Quando lixamos em excesso, a unha se torna muito fina e não é mais capaz de proteger o leito das agressões do ambiente. Também é possível que o ato de lixar possa ter comprometido e machucado essa pele delicada, que se tornou mais sensível.

 


Unhas doloridas independentemente da esmaltação e sem defeito aparente

 

Algumas pessoas se queixam de apresentarem uma unha que, de repente, fica extremamente dolorosa e, depois, essa dor desaparece totalmente, como se fosse um surto, em um único dedo. Esse tipo de problema tende a ser mais comum nas mudanças de temperatura, e a dor também pode ser deflagrada ao tocar o ponto exato de maior dor. O tumor glômico é uma lesão benigna que afeta em geral um único dedo e deve ser operada por um especialista. O médico vai remover o tumor e os sintomas vão desaparecer depois da cirurgia. Caso a dor volte, pode ser necessária uma nova operação que, em geral, é rápida, simples e feita sem a necessidade de internação.

 


 

Unhas doloridas e com o aspecto de infeccionadas

Pode ser desde uma micose, passando por verrugas e até tumores. Tirando os motivos para as dores descritas no primeiro item, o ideal é que você seja avaliado por um médico especialista que irá analisar o seu problema e indicar o tratamento mais adequado.