Unhas Irregulares

 

Diversas pessoas, nas consultas dermatológicas ou não, reclamam frequentemente sobre as unhas que apresentam superfície irregular ou ondulada. Muitas vezes, nem mesmo o ato de lixar a parte superior da unha e aplicar base e esmalte consegue esconder essas alterações.

Há uma série de irregularidades que podem acometer a superfície das unhas. Quando essas alterações fazem a unha ficar mais fraca e quebradiça, pode ser sinal do que chamamos de síndrome das unhas fracas. Nesse artigo falaremos daquilo que parece unha fraca, mas que na verdade não é!

 

 


Sulco longitudinal

 

Os sulcos longitudinais paralelos são risquinhos que surgem lado a lado em toda a superfície da unha, e que podem estar presentes em apenas uma unha, em várias ou em todas, podendo apresentar piora conforme a nossa idade avança. Essa situação é considerada como o “cabelo branco da unha”, e o único tratamento possível é lixar e aplicar base e esmalte. As unhas tendem a ficar com um bom aspecto após terem sido tratadas dessa forma.

Quando esse sulco é único e atinge apenas um dedo, é possível que a principal causa seja o hábito de cutucar a cutícula daquela determinada unha. O sulco central fica com aspecto de tanque de lavar roupas. Como tratamento, é necessário interromper o trauma e aguardar o restabelecimento da saúde da unha. Entre as causas mais raras deste mesmo quadro estão cistos e tumores que atingem a matriz (fábrica da unha). Essas lesões geralmente são acompanhadas de dor e de inchaço da região próxima à cutícula. Pacientes com reumatismo podem ter um quadro semelhante.


Sulco transversal

 

O sulco transversal é paralelo à cutícula, e ele pode ser profundo ou mais superficial, atingindo uma ou mais unhas. A causa mais comum desse tipo de problema é a manicure agressiva, que danifica a matriz ao empurrar a cutícula com muita força. Se for este o problema, basta evitar este trauma que a unha irá se recuperar completamente entre três e nove meses (dependendo se é dos pés ou das mãos).

Uma situação muito particular pode ocorrer em crianças e adultos que estejam passando por uma doença grave, internação, uso de quimioterápicos, febre prolongada, infecções etc. Neste caso, há uma parada na produção da unha com posterior recuperação. Isso pode deixar um sulco de profundidade variada, que estará presente em todos os dedos, geralmente na mesma altura.

Manusear excessivamente água e produtos químicos ou de limpeza pode fazer com que a pessoa perca as cutículas, que são a proteção da fábrica das unhas. Nessa doença, existe um inchaço da região abaixo da cutícula e unhas totalmente irregulares, mas o quadro pode se iniciar com sulcos transversais sobrepostos.


 

Unhas rugosas

 

A presença de unhas rugosas, despolidas e com vários risquinhos, pontinhos brancos e buraquinhos pode ser o indício de uma doença específica que acomete esta região. É importante procurar o dermatologista para que o diagnóstico correto seja feito e o tratamento iniciado o quanto antes. Várias dessas doenças podem ser tratadas com excelente resposta aos medicamentos, desde que sejam detectadas logo no início dos sintomas.

Diante de tudo isso, as dicas para quem está com este problema são:

  1. Evite empurrar as cutículas com força. Prefira usar produtos para amolecê-las e remova apenas o excesso com o auxílio de uma cureta;
  2. Nunca cutuque suas unhas. Isso pode levar a sequelas e deformidades sem volta;
  3. Diante de unhas com risquinhos paralelos lixe suavemente a superfície e aplique a base e o esmalte;
  4. Evite usar base de formol para tentar resolver esse tipo de problema, mesmo que as unhas estejam se partindo nas pontas. O formol só agrava o quadro, porque faz as unhas ressecarem e perderem água. Além disso, eles podem tornar as unhas doloridas, mascarando sintomas;
  5. Caso as suas unhas comecem a piorar ou estejam doloridas é importante procurar um especialista porque você pode estar com alguma doença inflamatória das unhas, como a psoríase, por exemplo;
  6. Caso haja, além da alteração da superfície, mudança da cor das unhas ou inchaços e deformidades, não perca tempo e vá ao dermatologista! Esses são sinais de alerta dos tumores das unhas!