Notícias/Artigos

Blog

tatiana-gabbi-Melanoniquiaestriada-Biópsia-de-unha
3 de maio de 2018 unhas por dratatigabbi 7 Comentários

Biópsia da unha

O termo “biópsia” significa remover uma parte de um órgão ou tecido e submeter esse pedaço retirado ao exame microscópico.

O médico que faz a retirada do material da biópsia pode ser um cirurgião, um clínico ou até mesmo um radiologista, enquanto que o médico que lê o que foi retirado é o patologista.

Em dermatologia, esse exame é pedido nos casos em que há dúvida do diagnóstico da doença cutânea ou quando precisamos remover uma lesão benigna ou maligna da pele.

Na unha, todas essas mesmas situações são possíveis. Portanto pacientes com alterações ungueais de longa data, que não melhoraram com o tratamento adequado ou que ainda não possuam diagnóstico, são fortes candidatos à biópsia ungueal.

Além disso, todo material retirado da pele deve ser enviado para exame a não ser que o diagnóstico clínico seja óbvio. Um exemplo disso seria a cirurgia da unha encravada!

O problema da biópsia da unha é que ela pode deixar uma sequela permanente em alguns casos, portanto é fundamental discutir com o paciente sobre a necessidade e a vantagem de realizarmos esse exame.

Outras possíveis complicações incluem dor, sangramento, inchaço e infecções, mas tudo isso pode ser prevenido e/ou tratado e individualizado para cada paciente, de acordo com o risco e o benefício de cada um!

Nem toda biópsia de unha é igual: algumas são muito mais simples que as outras, mas quando bem indicado e realizado, esse exame pode ajudar bastante no tratamento dos pacientes que possuem doenças nas unhas.

Minha dica para quem precisa desse tipo de procedimento é simples! Procure um médico capacitado a realizar a biópsia ungueal e siga as suas instruções com cuidado!

Gostou ? Compartilhe!

7 Comentários

  • Valquíria
    11 de novembro de 2018 at 13:18 Responder

    Olá, há um ano eu fiz uma biópsia no indicador, mas não mostrou células cancerígenas… Hoje ainda sinto dores no dedo e nos outros da mesma mão. Gostaria de saber se eu normal sentir dor depois de tanto tempo.

  • Breno Vasconcelos
    18 de novembro de 2018 at 08:38 Responder

    OlA, a uns dois meses apareceu uma listra na minha unha do dedão direito do pé. Só q a listra não está na pele e nem quebrada na unha. É um escuro claro. Tenho 20 anos. Amanhã marquei uma consulta com o dermatologista. Devido ao que relatei existe mais chances de ser benigno ou maligno?

  • Viviane
    13 de abril de 2019 at 11:41 Responder

    Bom dia Dra, você realiza o procedimento coleta para biópsia de unha no seu consultório particular?

  • Ariane
    18 de julho de 2019 at 15:10 Responder

    Olá, boa tarde!
    Em qual hospital é realizado a biópsia de unha? ( biópsia da matriz ungueal)

  • Cristiane da Silva Figueiredo Leão
    15 de outubro de 2019 at 16:45 Responder

    Boa tarde Dra. Tatiana!
    Gostei muito de seus esclarecimentos. Moro no ES e estarei indo no final do mês em uma dermatologista para verificar exatamente, pois minha unha do dedão tem uma listra preta russa.

    Qual valor deste tipo de exame?

  • Vera Lúcia Alves Santos
    1 de dezembro de 2021 at 10:22 Responder

    Meu esposo está com fungo na unha agora o dermatologista vai fazer uma biópsia pois a outra tem um risco preto tá desconfiado de ser melanoma só não deu o valor da biópsia

  • Danubia
    3 de fevereiro de 2023 at 09:39 Responder

    Vcs atende o convênio Imas Cirurgião unha

    Deixe um Comentário