Cabelos: o que o nutrólogo precisa saber
Esse foi o tema de uma que fiz para o curso de pós graduação de Nutrologia do Einstein. Eu reuni algumas informações sobre dieta e cabelo que interessa a todos!
Será que qualquer dieta é boa para você? É verdade mesmo que esse emagrecimento rápido vem sem consequências?
A resposta é: infelizmente, não. Determinadas dietas podem acabar prejudicando certas áreas do seu organismo e uma delas é o cabelo.
Algumas pessoas não sabem que os nutrientes interferem diretamente no crescimento do cabelo e na forma como eles crescem também (com brilho, saudáveis e sedosos).
Por esse motivo, é importantíssimo que você consulte um especialista para te ajudar nessa missão (geralmente um nutrólogo).
Você sabia que existem 4 fatores que determinam o crescimento dos seus fios? São eles:
1. O tamanho dos folículos;
2. O número de folículos capilares (determinados geneticamente);
3. A qualidade da nutrição do paciente, representada pelo consumo adequado de proteínas e calorias;
4. Os micronutrientes (vitaminas e minerais).
Entenda o porquê o nutrólogo pode te ajudar:
A quantidade de proteína ingerida na dieta é fundamental, uma vez que o cabelo é basicamente constituído de queratina (uma proteína).
A quantidade de calorias ingeridas é uma medida indireta da situação do indivíduo. O cabelo não é fundamental para a manutenção do funcionamento do organismo e “fazer cabelos” gasta muita energia!!!
Portanto, o nosso organismo é muito sábio: o folículo é sensível a uma diminuição desse aporte de energia e, portanto, há uma parada da produção de cabelos com queda capilar quando cai a quantidade de calorias na nossa dieta.
Isso é ainda mais visto caso essa queda ocorra de forma aguda e sustentada!
As vitaminas e minerais participam das inúmeras reações químicas de transformação do alimento em combustível celular e, portanto, a falta delas pode determinar uma redução no nosso aproveitamento dos alimentos!
Por isso, as dietas feitas sem conhecimento e não adequadas às suas necessidades podem levar à queda capilar. Consulte sempre um especialista!
É isso, gente! Hoje, ficamos por aqui. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, não se esqueça: entre em contato comigo e eu te ajudo.
Sem Comentários