Notícias/Artigos

Blog

2 de fevereiro de 2021 Pele por dratatigabbi Sem Comentários

Cisto mucoso digital: principais dúvidas respondida

Olá, tudo bem? Sou a Dra. Tatiana Gabbi e estou aqui para falar de uma doença comum, mas que muitas pessoas ainda não conhecem: o cisto mucoso digital.

 

O cisto mucoso digital é algo bastante comum! Por uma degeneração na articulação, o líquido viscoso (que lubrifica essas estruturas) encontra um caminho até a pele, onde se acumula na forma de uma lesão elevada.

Essa lesão elevada pode inflamar, ficar vermelha, doer ou não causar nenhum tipo de sintoma (vamos falar mais sobre isso a seguir).

Quando essa pseudo cápsula do cisto é rompida, vemos o material gelatinoso saindo do seu interior. Ele lembra uma clara de ovo, uma geleia incolor (pode ser rosada) ou ácido hialurônico que está na moda nos preenchimentos!

No meu Instagram, fiz um vídeo mostrando a pseudocápsula sendo rompida. Depois de ver, continue por aqui que vou tirar algumas dúvidas comuns sobre cisto mucoso digital.

 

O que é um cisto mucoso digital?

Um cisto mucoso digital é uma lesão benigna comum que se apresenta como um nódulo firme nos dedos das mãos ou dos pés.

As lesões geralmente não são dolorosas e são encontradas perto das articulações distais. Elas geralmente aparecem lisas ou brilhantes, com uma aparência quase translúcida.

Os cistos mucosos digitais são encontrados em uma ampla gama de idades, desde adolescentes a idosos, mas são mais prováveis ​​de ocorrer durante a 7ª década de vida.

Eles são semelhantes em natureza aos cistos ganglionares ou sinoviais, que são frequentemente encontrados nos pulsos ou atrás dos joelhos.

 

O que causa um cisto mucoso digital?

O mecanismo de formação dos cistos mucosos digitais é desconhecido. Atualmente, acredita-se que os cistos sejam decorrentes da degeneração mucóide do tecido conjuntivo e que esse processo, na maioria das vezes, envolve comunicação com a articulação DIP (interfalangeana distal) adjacente e possível coexistência de osteoartrite.

As causas dos cistos mucosos digitais ainda não são claras.

Historicamente, uma variedade de etiologias, incluindo um processo tuberculoso, tem sido sugerida. Atualmente, acredita-se que a degeneração mucóide do tecido conjuntivo, associada a alterações osteoartríticas proximais seja responsável pela formação de cistos. O trauma também pode ser uma das causas em alguns pacientes.

 

Tipos de cisto mucoso digital

Atualmente, existem duas formas aceitas de cistos mucosos digitais. O primeiro tipo é uma extensão ou herniação do revestimento da articulação adjacente.

Esta forma contém um fluido que se encontra dentro da própria articulação e pode estar relacionado a trauma, artrite ou pode ocorrer espontaneamente.

O segundo tipo consiste em um depósito de uma substância gelatinosa chamada mucina e não está conectada ao espaço articular.
Quando essas lesões aparecem perto da base da unha ou na própria unha, podem causar ranhuras ou rachaduras na unha e, ocasionalmente, a perda total ou parcial da unha.

Quando rompidos, esses cistos drenam uma substância transparente, espessa e gelatinosa – assim como mostrei no vídeo do Instagram.

 

Quais os sintomas do cisto mucoso do dedo?

Um cisto mucoso digital aparece sozinho no dedo, ou menos comumente, no dedo do pé. Geralmente está próximo ao final do dedo, próximo à unha.
A maioria é indolor, mas alguns podem ser sensíveis ao toque. Eles também podem causar a deformação da unha. Quando a pele do cisto é rompida, o fluido é drenado como uma substância transparente e gelatinosa.

Cistos mucosos digitais geralmente:
– Aparecem sozinhos.
– São límpidos ou da cor da pele.
– Têm uma aparência brilhante.
– Têm cerca de 5 a 8 mm de largura (aproximadamente do tamanho de uma borracha de lápis).
São encontrados em mulheres com 60 anos ou mais, mas qualquer pessoa pode ter, no final das contas.
Se o cisto estiver relacionado à artrite, as articulações também podem estar rígidas, doloridas e, às vezes, deformadas.

 

Como se livrar de um cisto mucoso digital?

Existem diversos tipos de tratamento possíveis: injeção de corticoide, cirurgia com diversas técnicas, simples esvaziamento e curativo.
Os tratamentos que podem ser bem-sucedidos para o pseudo cisto mixóide digital (outro nome para o cisto mucoso digital) incluem:
– Pressionando repetidamente com firmeza o cisto;
– Mesmo espremendo o conteúdo com agulha esterilizada, não recomendamos fazer isso em casa devido ao risco de infecção profunda;
– Crioterapia (congelamento);
– Injeção de esteróide;
– Injeção de esclerosante;
– Remoção cirúrgica.
Infelizmente, os pseudocistos mixóides digitais frequentemente reaparecem, qualquer que seja o tratamento utilizado.

 

O cisto mucoso digital desaparece por conta própria?

Os cistos mucosos digitais podem se resolver por conta própria; no entanto, uma grande porcentagem exigirá avaliação e tratamento por um dermatologista.

O tratamento mais definitivo para cistos mucosos digitais é a excisão cirúrgica e fusão de qualquer comunicação com a articulação subjacente. Este procedimento apresenta uma taxa de cura superior a 90%, embora as recorrências não sejam incomuns.
Outras opções de tratamento incluem crioterapia, laser ablativo de CO2 e drenagens estéreis repetidas.

Todo o tratamento de cistos mucosos digitais deve ser realizado por um médico para evitar possíveis complicações, incluindo infecções nas articulações e danos permanentes nos dedos das mãos ou dos pés afetados.

Uma biópsia também pode ser realizada para descartar outras doenças raras que podem envolver certos riscos à saúde se não forem diagnosticadas.

 

Quando é hora de consultar um dermatologista?

Como você viu, o cisto mucoso digital é uma lesão sem maior gravidade e que pode recidivar (reaparecer mesmo após a cura).

Por isso, consulte o seu médico se desenvolver um cisto de qualquer tipo nas mãos ou pés. O seu médico pode verificar se é benigno e ajudá-lo a decidir como tratá-lo.

Consulte o seu médico imediatamente se um cisto ficar vermelho, quente e dolorido repentinamente, pois podem ser sinais de uma infecção.
Percebeu que está com isso? Agende uma consulta com um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia porque esse profissional vai poder te ajudar!

 

Você também pode gostar…

Se você gosta de assuntos relacionados a pele, separei alguns artigos aqui do blog interessantes para você conferir:

•Efeito do estresse na pele: o que causa e como evitar?•5 passos para cuidar da pele no inverno
•Desafios da hidratação da pele no inverno
•7 cuidados com a pele se você passa maquiagem
•Alimentação influencia nossa pele? Tire aqui todas as suas dúvidas

Espero que tenha sido útil. Marque as pessoas que você acha que vão gostar desse conteúdo e fique à vontade para compartilhar. Ah, não se esqueça de me seguir no Instagram.

Te espero no próximo artigo com mais informações sobre cabelos, unhas e pele!

 

Postado por Dra. Tatiana Gabbi

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário