Notícias/Artigos

Blog

21 de julho de 2021 Cabelos por dratatigabbi Sem Comentários

Hidratação caseira com frutas funciona?

Olá! Eu sou a Dra. Tatiana Gabbi, médica dermatologista, e hoje vamos falar de uma dúvida muito comum: hidratação caseira com frutas!

É muito comum receitinhas para hidratação caseira envolvendo frutas, ou até azeite, mel, etc. Mas elas realmente valem a pena? O resultado é desejado?

Para você tirar suas dúvidas e ficar mais informada sobre esse tópico, fiz esse artigo para explicar mais sobre o assunto.

Então, se você quer ter cabelos bonitos, saudáveis e hidratados, continue lendo! Vamos lá?

 

Hidratação caseira com frutas é bom para o cabelo?

Vou ser direta: sou um pouco contra passar comida na cabeça.

O primeiro motivo é que, essas fórmulas de hidratação caseira são inconsistentes, cada produto que você usa vai ter uma concentração diferente, pois eles não são padronizadas, logo, não sabemos o que esperar do resultado. Por isso às vezes dá certo, às vezes não.

A babosa é uma exceção, ela é fantástica para passar no cabelo. Então é ela que eu realmente indico caso você queira fazer uma hidratação caseira desse tipo.

Por outro lado, a indústria farmacêutica estuda muito a questão do cabelo, e existem muitos trabalhos científicos bons sobre o assunto, que estudam esses ativos e colocam em um produto, na formulação certa, concentrado, com as propriedades desejadas, que vão deixar o seu cabelo brilhante, limpo, cheiroso, garantindo esse resultado desejado.

Portanto, entre uma hidratação caseira a melhor opção é utilizar um produto farmacêutico

O segundo motivo é, que, o aspecto nutricional da alimentação é muito mais importante quando falamos sobre cabelos bonitos e saudáveis. Ou seja, o que você come influencia mais sobre os seus cabelos do que o que você passa neles de forma tópica.

 

O que você passa no seu cabelo é o que você come?

Quando eu era menina, adorava fazer umas máscaras bem elaboradas para os cabelos na cozinha de casa. Batia abacate, banana, morango, leite no liquidificador e passava nos cabelos… Já passei até casca de cebola rsrsrs.

Mas na real, para termos cabelos mais bonitos e saudáveis, o importante é atentarmos para a nossa alimentação; ou seja, passar esses alimentos nos cabelos não é tão efetivo quanto as dicas que vou dar a seguir:

6 dicas para ter cabelos mais bonitos e saudáveis

1. Descasque mais, desembrulhe menos – procure priorizar alimentos naturais e frescos. Cuidado com o excesso de produtos processados e ultraprocessados.

2. Açúcar? Não obrigada – o consumo excessivo de açúcares e gorduras pode prejudicar o funcionamento do organismo como um todo.

3. Água, sim por favor! Já falamos sobre a importância da hidratação.

4. Evite dietas malucas. Precisa perder peso? Consulte um especialista, não saia cortando alimentos sem conhecer as consequências disso!!!

5. Durma de 7-9hs por dia, tente dormir cedo a noite e acordar cedo pela manhã. É a forma como todo o organismo sabe trabalhar melhor, na maioria das vezes.

6. Cuide dos seus cabelos com os produtos adequados e estudados para este propósito. A indústria da beleza investe pesado em tecnologia para entregar nutrientes para os fios. Não adianta passar comida no cabelo e comer coisas que não sejam nutritivas!

 

Química em casa

Vou aproveitar esse post e te alertar sobre outra prática caseira com os cabelos: a química em casa.

Há um risco grande em utilizar tintura, luzes, alisamento e outros processos químicos de forma caseira. Os profissionais que trabalham com isso estudam, tem toda uma formação e treinamento para realizar esses processos.

Cada produto tem uma técnica diferente de ser aplicada, tem teste de mecha, tem incompatibilidade de produtos, ou seja, tem todo um mundo de informações que às vezes as pessoas desconhecem e vão na sorte.

E isso pode causar danos no cabelo, onde a recuperação não é tão simples, e demanda tempo. Devido a isso, não acho que seja viável fazer processos químicos no cabelo em casa. Não recomendo.

Exceções: existem pessoas que já conhecem o produto a ser utilizado, já foram orientadas a tal, e nesse caso, tudo bem. Outra forma que a química em casa é liberada é para os produtos de uso doméstico, que vem com essa indicação escrita na embalagem, aí é só seguir o manual.

 

Você ainda tem dúvidas sobre como deixar seus cabelos mais bonitos e saudáveis?

Você pode dar uma olhada em outros artigos que tenho sobre o assunto, clicando aqui, ou, se você quiser tirar dúvidas rápidas sobre cabelos, nutrição ou outros assuntos dermatológicos, você pode comentar a sua dúvida aqui embaixo ou falar lá nas minhas redes sociais:

 

PS: Se esse é um tipo de conteúdo que te interessa, me segue lá no Instagram, onde posto muitas coisas legais!

Um beijo, e até a próxima!

Publicado por Dra. Tatiana Gabbi

 

 

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário