Esmaltes

 

 

O esmalte que usamos para colorir e deixar as nossas unhas mais bonitas é um composto químico formado por vários elementos. Entre os ingredientes desse produto, temos:

 

  • Agentes formadores de filme, um tipo de resina que ajuda o esmalte a se fixar nas unhas
  • Agentes plastificadores, que permitirão a flexibilidade do filme formado
  • Solventes, que são responsáveis pelo esmalte ser líquido enquanto está no vidro
  • Pigmentos, que podem ser naturais e sintéticos, e conferem brilho e cor ao produto.

 

O objetivo de cada um desses componentes é tornar o esmalte um produto homogêneo e capaz de ficar líquido no frasco, mas também aderir e secar quando é aplicado sobre as unhas.

No entanto, alguns dos componentes do esmalte, como os ftalatos, o formaldeído e o tolueno, podem afetar a nossa saúde.

Os ftalatos funcionam como agentes formadores de filme e ajudam a fixar os pigmentos no esmalte. Eles estão elencados na lista de ingredientes do esmalte com esse nome mesmo, ou podem estar em inglês –  phtalates – ou ainda em siglas (DBP, DMP, DEP). Eles costumam se desprender do esmalte e são absorvidos por via dérmica, inalatória ou oral. Podem ser carcinogênicos, isto é, induzir ao câncer, e também podem atuar como disruptores endocrinológicos – atuando como hormônios – principalmente em crianças.

Já o formaldeído e o tolueno estão presentes na resina do esmalte e são responsáveis por sua fixação nas unhas. Eles são os principais responsáveis pelas alergias ao esmalte. Muitos produtos antialérgicos disponíveis no mercado não possuem essas substâncias. O formol, especificamente, pode causar outros problemas para quem usa, como unhas doloridas, pele endurecida embaixo da unha (pterígeo invertido) e descolamentos da unha sem trauma ou motivo. Isso ocorre porque ele tem a capacidade de penetrar a lâmina da unha e chegar até o leito, onde pode causar esse tipo de lesão.

 


O que são os esmaltes 3F, 5F e 7F?

 

Às vezes eles são chamados de 3-free ou 5-free ou 3F, 5F. Isso quer dizer que eles não possuem em sua composição o tolueno, o formol e o DBP (ftalato), no caso do 3F. Já os 5free também não possuem a resina de formaldeído ou cânfora, e são indicados para as pacientes que apresentaram, além da alergia, outras reações ao formol, como as descritas acima. Já os 7F também não possuem parabenos e xileno, outros componentes que podem induzir câncer e estão associados a alergias.

 

Os solventes dos esmaltes também possuem a capacidade de digerir a queratina, proteína que forma as unhas. Por esse motivo, esmaltes que ficam por longo tempo sobre as unhas tendem a formar as chamadas “pérolas de queratina”, que são lesões brancas e ásperas na superfície das unhas. Para evitar esse tipo de problema, recomendo que o esmalte seja removido com removedor não acetona quando começar a ficar feio e que se faça uma pausa entre uma esmaltação e outra. Crianças antes da puberdade não devem usar esmaltes. Existe a possibilidade de usar esmaltes específicos para crianças, que são feitos em base água e saem com o banho.

 


Esmalte em gel

 

O esmalte em gel é um polímero que se forma quando usamos uma fonte de luz. Geralmente, nos salões é usada uma placa de UV, mas pode ser usado o LED, mais caro, porém mais seguro. A vantagem do esmalte em gel é que ele não sai espontaneamente, e dura cerca de 15 dias perfeito nas unhas. A outra vantagem é que ele seca instantaneamente, assim que passa na fonte de luz. Uma das desvantagens seria o uso dessa fonte de luz. Alguns médicos imaginaram que isso poderia aumentar o risco de câncer de pele, mas estudos científicos já descartaram essa possibilidade. O principal problema é piorar a fragilidade das unhas, motivo pelo qual essa modalidade de esmaltação não é indicada para quem sofre com unhas fracas. A questão é que parar tirar esses esmaltes utiliza-se uma grande quantidade de acetona, o que acaba por ressecar muito as unhas e as torna mais frágeis. Algumas marcas já possuem solventes específicos, mas é preciso analisar qual o impacto desses produtos nas unhas. Outra grande desvantagem é o preço e o tempo consumido para fazer sua aplicação: trata-se de um produto caro ainda e a aplicação é demorada, pois necessita de várias etapas. Também não é qualquer salão que tem manicures treinadas na técnica e isso faz toda a diferença! A variedade de cores também pode deixar algumas entusiastas dos esmaltes desapontadas.

 


 

Futuro

 

Acredito na possibilidade da indústria desenvolver produtos duradouros e fáceis de aplicar que sejam menos tóxicos, pois há uma grande demanda do mercado para isso. Os esmaltes 3,4,5,7 free são uma grande aposta, mas a durabilidade do filme ainda deixa a desejar. Quem sabe no futuro não tenhamos esmaltes em base água que não saiam com a água?