Dra. Tatiana Gabbi

Micose de unha: o que é e como identificar se é o seu caso?

Micose de unha: nem tudo que descola a unha e a deixa amarelada é micose, mas, atualmente, nós conseguimos fazer esse diagnóstico com o auxílio de um dermatoscópio.

O dermatoscópio é um aparelho que aumenta a imagem e nos dá novos elementos visuais, que permitem uma série de diagnósticos.

Apesar disso, o padrão ouro continua sendo o exame micológico direto – quando conseguimos enxergar as hifas e outros elementos do fungo.

A micose de unha é uma doença causada por fungos, microorganismos apenas visíveis no microscópio (arraste para o lado para ver), que se alimentam da queratina (proteína que forma as unhas).

Esses fungos se organizam em colônias que podem ser vistas como amareladas/esbranquiçadas e de aspecto algodonoso sob a unha.

O tratamento é feito com medicamentos orais, combinados ou não com tratamentos tópicos, a critério médico.

Uma micose que atinge todo o comprimento da unha e chega a encostar a região da cutícula leva mais tempo para tratar do que uma micose mais na ponta da unha.

E não tem jeito: isso não cura sozinho, os lasers podem auxiliar, mas ainda não foram totalmente validados para o tratamento. Pior ainda: às vezes, aquela lesão na sua unha não é uma micose, pode ter algo mais sério por baixo.

P.S.: Quer saber mais sobre os tratamentos para micose de unha e outras doenças? É só ler este outro artigo.

 

Postado por Dra. Tatiana Gabbi

Confira nossos principais artigos

Pronta para começar sua transformação?

Meu consultório está localizado na Rua Dr. Renato Paes de Barros 714, Conjunto 42, Brascam, São Paulo - SP, pronto para te receber com toda a atenção e cuidado que você merece. Veja abaixo as informações de contato e como chegar.

Todos os Direitos Reservados | Dra. Tatiana Gabbi | CRM – SP 104415 RQE 31137 Copyright ©️2025

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?