Notícias/Artigos

Blog

14 de outubro de 2020 unhas por dratatigabbi Sem Comentários

Micose de unha: o que é e como identificar se é o seu caso?

Micose de unha: nem tudo que descola a unha e a deixa amarelada é micose, mas, atualmente, nós conseguimos fazer esse diagnóstico com o auxílio de um dermatoscópio.

O dermatoscópio é um aparelho que aumenta a imagem e nos dá novos elementos visuais, que permitem uma série de diagnósticos.

Apesar disso, o padrão ouro continua sendo o exame micológico direto – quando conseguimos enxergar as hifas e outros elementos do fungo.

A micose de unha é uma doença causada por fungos, microorganismos apenas visíveis no microscópio (arraste para o lado para ver), que se alimentam da queratina (proteína que forma as unhas).

Esses fungos se organizam em colônias que podem ser vistas como amareladas/esbranquiçadas e de aspecto algodonoso sob a unha.

O tratamento é feito com medicamentos orais, combinados ou não com tratamentos tópicos, a critério médico.

Uma micose que atinge todo o comprimento da unha e chega a encostar a região da cutícula leva mais tempo para tratar do que uma micose mais na ponta da unha.

E não tem jeito: isso não cura sozinho, os lasers podem auxiliar, mas ainda não foram totalmente validados para o tratamento. Pior ainda: às vezes, aquela lesão na sua unha não é uma micose, pode ter algo mais sério por baixo.

P.S.: Quer saber mais sobre os tratamentos para micose de unha e outras doenças? É só ler este outro artigo.

 

Postado por Dra. Tatiana Gabbi

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário