Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre isso, mas se chegou até aqui, é possível que você tenha recebido esse diagnóstico e decidiu se informar sobre o que seria essa doença.
O onicomatricoma é um tumor benigno derivado das células da matriz da unha, a fábrica que produz a lâmina, que é a parte dura.
Portanto, a unha que vai ser formada a partir dele vai ser um pouco mais grossa que a unha normal, uma vez que a estrutura que dará origem a ela se apresenta proliferada.
Em geral, temos um espessamento em faixa na região correspondente à presença do tumor. Na maioria das vezes essa região da unha estará espessada e amarelada ou esbranquiçada.
Em algumas situações, no entanto, a unha fica escurecida, porque alguns tumores dessa região podem exibir essa característica.
Além disso, é importante frisar que a presença de micose não afasta esse diagnóstico e o onicomatricoma pode, inclusive, facilitar a instalação do fungo.
Portanto, micoses que não melhoram estão restritas a uma parte da unha e/ou exibem abaulamento da dobra proximal devem ser investigadas com ultrassonografia ou ressonância magnética para confirmar a presença do tumor.
O tratamento desse tipo de lesão consiste na exposição da matriz, com corte da região proliferada, que é enviada para exame histopatológico. Esse exame irá confirmar o diagnóstico de onicomatricoma.
Em geral, o procedimento deixa sequelas mínimas, permite o diagnóstico e resolve o quadro.