Notícias/Artigos

Blog

6 de Março de 2019 unhas por dratatigabbi Sem Comentários

10 coisas que você precisa saber sobre a micose de unha

Confira 10 fatos sobre micose de unha e como tratar:

1. A micose de unha é um problema incômodo e esteticamente desagradável que atinge muitas pessoas mundo afora.

2. É causada por fungos que normalmente atacam primeiro os pés. Por esse motivo, uma boa forma de prevenir é cuidar dos seus pés e tratar frieiras e descamações assim que elas surgirem!

3. É ainda mais frequente após os 60 anos. Isso acontece porque, após essa idade, as unhas tendem a crescer mais devagar e isso favorece a infecção pelos fungos.

4. Não adianta usar remédios caseiros ou pingar antifúngicos sem a recomendação do médico. O tratamento, que é bastante prolongando, exige medicamentos orais na maioria das vezes.

5. Dependendo do tempo de doença e da situação da unha, podem ser necessários alguns procedimentos médicos para acelerar o tratamento. No entanto, limpar embaixo da unha só irá prejudicar e arrastar o quadro. Pare de fazer isso e vá ao médico!

6. Nem tudo que aparece na unha e fica feio é micose. Algumas doenças importantes e graves – e outras bobinhas – simulam a micose da unha. É muito importante que um dermatologista especializado faça esse diagnóstico.

7. O diagnóstico pode ser feito clinicamente com o auxílio de um dermatoscópio, mas, em alguns casos, o médico pode solicitar exames complementares para a identificação do fungo: o exame micológico direto e a cultura para fungos.

8. Simplesmente arrancar a unha não irá tratar uma micose. Assim como o fato de a unha doente cair não resolverá o quadro. Se o tratamento correto não for feito, uma nova unha doente poderá nascer!!!

9. O remédio que trata a micose da unha não faz “mal para o fígado”. Trata-se de uma medicação que é metabolizada (ou seja, eliminada do nosso organismo) nesse órgão. Portanto não se recomenda ingerir substâncias – medicamentosas ou não – que compartilhem da mesma via. Por esse motivo não se deve consumir bebidas alcoólicas durante o tratamento e também não se deve fazer o uso de medicamentos por conta própria. O médico sempre deve acompanhar esse tipo de situação.

10. Mesmo que você tenha a doença por muitos anos é possível tratar e ficar com a unha curada e com bom aspecto. No entanto, quanto mais tempo você espera para tratar, mais difícil poderá ser esse tratamento e, sim, sequelas podem acontecer em alguns casos. Portanto não perca tempo!

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário