Unhas Saudáveis

 

 

 

 

Qual a melhor forma de ter e manter unhas saudáveis?

 

 


 

Cuidados com as cutículas

 

Em primeiro lugar, não remova toda a cutícula, pois a saúde das suas unhas depende dela. O papel da cutícula é proteger a “fábrica” das unhas e impedir a entrada de agentes químicos, bactérias e fungos. A hidratação diária as torna praticamente transparentes e, quanto menos você as remove, mais finas e delicadas elas ficarão.

O ideal é apenas retirar o excesso com uma cureta, instrumento apropriado para o cuidado das unhas. O alicate e a espátula devem ser usados com bastante parcimônia, sem excessos. Há no mercado produtos que dissolvem as cutículas, e que também podem ser usados, desde que com extremo cuidado para não danificar a fábrica da unha.

 


Corte ideal das unhas

 

O corte das unhas deve ser arredondado nas mãos, pois isso as protege de quebrarem no dia a dia. Já nos pés, o corte é quadrado, evitando que encravem. Lixar é melhor do que cortar com tesoura ou alicate e vale a pena fazer esse procedimento após o banho, pois o trauma é minimizado com o amolecimento das unhas pela água.

 


 

O que fazer entre as esmaltações

 

Evite lixar a superfície das unhas. Sempre que o esmalte começar a descascar, retire todo o excesso utilizando removedor (de preferência sem acetona) e aproveite essa oportunidade para ficar uns dois a três dias sem esmalte. Nessa ocasião, hidrate bem as unhas e as cutículas. Esse é o melhor detox que você pode fazer nelas!