Notícias/Artigos

Blog

Dra-Tatiana-Gabbi-como-cuidar-das-unhas-e-cuticulas-de-forma-adequada
28 de julho de 2021 unhas por dratatigabbi Sem Comentários

Como cuidar das unhas e cutículas de forma adequada?

Olá! Eu sou a Dra. Tatiana Gabbi, médica dermatologista, e hoje vim aqui para conversar sobre unhas e cutículas!

Como tratar as cutículas? Como fazer para não tirar mais cutícula? Qual a importância de hidratar a cutícula? Como lidar com as pelinhas soltas da cutícula? Como limpar as unhas adequadamente?

Se você tem essas dúvidas, ou deseja cuidar melhor das suas unhas, continue lendo, pois serão esses os assuntos tratados nesse post! Vamos lá?

 

Como cuidar das cutículas das unhas?

Aqui no Brasil quase ninguém consegue ficar de boa com as cutículas, sempre as retirando!  O que eu mais recomendo é, sem dúvida nenhuma, a hidratação!

Os outros métodos são mais agressivos e podem levar a traumas e cuticulites.

Falo isso sempre: hidrate! É a melhor opção.

São 4 formas principais de lidar com isso:

1. Hidratar com óleos, cremes hidratantes e até os cremes de tratamento do rosto

2. Cortar seja com alicate (manicure úmida)

3.  Cureta (que pode ser seca)

4. Usar cremes removedores de cutículas e empurrar com espátula.

 

O que fazer com as pelinhas soltas em volta da unha?

Outra dúvida comum em relação ao cuidado com as unhas são as pelinhas que aparecem em volta da unha. Essas pelinhas soltas que levantam são pedacinhos das cutículas que se separaram!

Vamos entender o porquê disso acontecer?

Vou falar as 4 causas mais comuns, e quais são as soluções para lidar com esse problema em cada caso:

 

1- Pele seca das mãos

Exposição ao frio, ao tempo seco, tipo de pele, falta de hidratação.

Solução: hidratação, uso de luvas para aquecer as mãos, tratamento das condições de base.

 

2- Trauma

Você retira as cutículas, cutuca as unhas ou tem o vício de roer unhas? Isso pode levar as cutículas a se separarem e gerar essas pelinhas incômodas.

Solução: hidratar em vez de remover as cutículas, parar de cutucar/roer as unhas e procurar tratamento, caso não consiga fazer isso por si só.

 

3- Deficiências nutricionais

A falta de proteínas pode levar a fragilidade das unhas e produzir casos semelhantes.

Solução: equilíbrio na alimentação

 

4- Interação com produtos

Situações como dermatite de contato, manejo frequente de produtos irritantes, como produtos de limpeza e lavagens excessivas das mãos podem tornar a pele das mãos áspera, inflamada e descamativa. Isso também pode acabar reproduzindo essas pelinhas ao redor dos dedos em quadros mais leves.

Solução: tratamento com dermatologista, seguindo de forma correta as orientações. Esse tipo de problema em geral é bem crônico e demora a melhorar!

Estou disponível para vídeo consultas enquanto durar a pandemia, e também atendo de forma presencial, no meu consultório no bairro Jardim Paulista, com horários espaçados e todos os cuidados necessários para garantir o bem estar dos pacientes nesse momento que estamos vivendo.

Se você quiser marcar uma consulta, você pode clicar aqui para entrar em contato!

 

Qual a forma correta de limpar embaixo das unhas?

Você limpa embaixo das unhas utilizando um palitinho de laranjeira?

Por muito tempo eu mesma usei o palitinho para limpar embaixo das minhas unhas. Inclusive uma vez eu me machuquei e em outra situação descolei uma unha… e demorou bastante para ela voltar a colar!

Na faculdade, quando vamos aprender a desinfecção das mãos, aprendemos a estratégia da escovação. E antigamente vinha um palitinho, justamente para cutucar embaixo das unhas. Isso não é mais recomendado! Entenda o porquê:

Há uma estrutura importante embaixo da unha, responsável pelo “decolar” da unha. Ela fica na parte final do leito e faz com que a unha se desgrude do leito. É também o local em que a unha é mais aderida!

Isso não deve ser removido de nenhum jeito porque faz com que a unha fique descolada e aumente o risco de infecção, tanto por fungos como por bactérias.

Portanto, cutucar essa região com pauzinho de laranjeira com o objetivo de limpar não é indicado! A melhor forma de limpar é com uma escovinha, de preferência de cerdas macias e suaves, e sem muita pressão.

Dra-Tatiana-Gabbi-como-cuidar-das-unhas-e-cuticulas-de-forma-adequada-forma-correta-de-limpar-as-unhas

Você pode dar uma olhada em outros artigos que tenho sobre o assunto, clicando aqui, ou, se você quiser tirar dúvidas rápidas sobre cabelos, nutrição ou outros assuntos dermatológicos, você pode comentar a sua dúvida aqui embaixo ou falar lá nas minhas redes sociais:

 

Publicado por Dra. Tatiana Gabbi

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário