Notícias/Artigos

Blog

20 de novembro de 2019 unhas por dratatigabbi 6 Comentários

Como é a cirurgia do tumor glômico?

O tumor glômico é um tumor benigno que dói bastante. Eu já falei dele em uma entrevista que fiz para o R7 e repliquei aqui.

Nesse artigo, eu vou focar um pouco mais nesse tipo de lesão e explicar como é a cirurgia e porque precisamos fazer, já que se trata de um tumor benigno.

A aparência do tumor glômico é de uma lesão azulada, arroxeada ou avermelhada na unha com ou sem destruição da lâmina.

Tudo isso acontece porque uma estrutura que existe na ponta do dedo se prolifera e cresce. Essa estrutura regula a passagem do sangue nas extremidades do corpo e contrai no frio, para manter o sangue mais central.

É por esse motivo que esse tipo de lesão dói…

Essa contração ocorre de forma indolor, quando a estrutura está normal, mas quando ela se prolifera podemos sentir uma dor muito aguda. Se ela atingir a matriz ou fábrica da unha, teremos o comprometimento da unha que ficará quebrada.


O que fazer nesses casos?

A primeira providência que precisamos tomar ao suspeitar desse tipo de alteração é solicitar exames para que possamos entender que tipo de lesão existe, o tamanho dela e a localização exata.

Sabendo isso, o procedimento se torna muito mais simples, porque é possível retirar apenas a parte que ficou proliferada, preservando a matriz e o leito, com resultados estéticos muito bons!

Muitas vezes, o próprio tumor glômico já pode ter causado uma destruição permanente na fábrica da unha. Nesses casos, o resultado estético não será tão bom, mas a cirurgia é muito bem vinda porque resolve a dor, que pode ser incapacitante.

Procure um médico especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e que esteja familiarizado com esse tipo de procedimento!

Quer tirar alguma dúvida do assunto? Deixe um comentário e vou te auxiliar!

Gostou ? Compartilhe!

6 Comentários

  • Ariadne
    11 de maio de 2020 at 12:02 Responder

    Bom dia.
    Preciso de uma indicacao de médicos que realizam a cirurgia para remoção de um tumor Glômico no dedo da minha mão, em São Paulo, capital.
    Muito obrigada.

    1. dratatigabbi
      28 de novembro de 2020 at 09:28 Responder

      Olá, eu faço esse procedimento!

  • Irene Cerante
    18 de junho de 2020 at 21:27 Responder

    Boa noite!
    Já algum tempo tenho notado em minha unha um ponto preto e uma rachadura. conforme a unha cresce esse ponto sobe e cortando a unha ele some. Mas ultima vez que esse ponto apareceu a unha começou a doer bastante. Fui ao hospital e a medica de plantão disse que era micose e me receitou um remédio. Alguns dias mais tarde esse ponto parecia que estava infeccionado. fui até a farmácia e o farmacêutico furou a unha para tirar o suposto pus mas só saiu sangue. A unha cresceu e o furo sumiu. Agora tenho sentido dor todos os dias no dedo. O que pode ser?
    Agradeço se puder me dar uma luz.
    Irene Cerante

    1. dratatigabbi
      12 de julho de 2020 at 20:20 Responder

      É fundamental passar em consulta! Pode ser um monte de coisas diferentes!!!

      Atenciosamente
      Dra Tatiana Gabbi

  • Eliana
    26 de agosto de 2020 at 19:12 Responder

    Olá a muito tempo sinto uma dor insuportável na unha da mão e do pé.
    Essa dor e muito forte e na minha unha tem uma grande mancha vermelha tentei cortar ele mas dói muito não aguento nem tocar nela direito.

    1. dratatigabbi
      28 de novembro de 2020 at 09:24 Responder

      Pode ser tumor glômico! Especialmente se tem essa mancha vermelha! Indico retirar! Fica muito bom e resolve esse problema!

Deixe um Comentário