Notícias/Artigos

Blog

18 de agosto de 2020 unhas por dratatigabbi Sem Comentários

Hidratação para unhas fracas: 4 informações para descobrir agora!

Oi, tudo bem? Eu sou a Dra. Tatiana Gabbi, médica dermatologista e hoje estou aqui para conversar com vocês sobre um assunto muito importante!

Há alguns dias, fiz uma live no meu Instagram com o meu querido amigo Walter Loureiro e lá falamos sobre várias dúvidas de vocês, inclusive a hidratação para unhas fracas.

Nessa live, discutimos alguns tópicos importantes e que podem fazer toda a diferença na rotina com as suas unhas. Por isso, resolvi fazer um artigo também, para você que sempre me acompanha pelo blog. hidratação para unhas fracas

Como a live teve muita informação bacana, eu separei em 3 posts incríveis que vou deixar aqui para vocês. Nesse primeiro, vamos falar de algumas dicas sobre hidratação para unhas fracas.

Preparados? Então, é só me acompanhar por aqui e me seguir no Instagram para ficar por dentro de outros conteúdos em primeira mão. Espero que gostem!

 

1 – Hipotireoidismo X Unhas Fracas

Uma das primeiras perguntas que fizeram na live foi: “Tenho hipotireoidismo, mas mesmo com ele controlado as minhas unhas continuam fracas.”

Essa é uma pergunta muito comum, tanto para hipotireoidismo quando para hipertireoidismo, já que muitos deles estão laboratorialmente bem, mas as unhas continuam fracas. Vamos esclarecer agora…

O hipotiroidismo nunca está realmente controlado, sofrendo muitas oscilações. Como a unha cresce devagar, acaba impactando bastante no crescimento.

Se a gente for analisar os comprimidos que pessoas com hipotireoidismo tomam, são intervalos fixos: 50mg, 75mg, 100mg. Mas pode ser que, de repente, em uma época você precise de 80 e em outra época de 70 e acaba dando essa flutuação que falamos acima.

O primeiro passo é tentar manter o mais normalizado / controlado possível e o resto nós controlamos com algumas vitaminas, produtos para passar na unha.

Tem um outro ponto: de repente, você tem hipotireoidismo e junto com isso também toma algumas atitudes que acabam agredindo a unha e podem ser mudadas no dia a dia, reforçando os cuidados com a lâmina da unha.

Ou seja: hidratação para unhas fracas em pessoas com alterações na tireóide tem que ser ainda mais cuidadosa, porque já existe um outro problema, além dos que pessoas com unhas mais fracas já possuem.

 

2 – Hidratação para unhas fracas: cera para unhas

A segunda pergunta foi: “A cera para unhas é legal e pode passar por cima do esmalte?”

Bom, é importante lembrar que a unha tem uma afinidade muito grande pela água, tanto para ganhar água e absorver, quanto para perder água.

Então, a cera acaba formando um verniz e funciona como um “esmalte temporário”. Ou seja, a cera faz uma espécie de ‘mini camada’ de proteção na unha para evitar a desidratação e também atuar como uma hidratação para unhas fracas.

Sobre passar a cera por cima do esmalte: é possível passar a cera na região da cutícula e beneficiar a unha que está sendo formada, já que a perda de água acontece nessa área também.

Inclusive, a cera para unhas é uma opção válida também para conseguir diminuir um pouco a aparência da cutícula e evitar de tirar essa parte tão importante.

 

A importância da cutícula hidratação para unhas fracas

A cera pode não ter um papel tão grande na lâmina da unha, mas ela favorece muito as partes que ficam ao redor da lâmina (que são os tecidos periungueais).

Temos a pele que vem pelo dedo e a cutícula é como um prolongamento da pele que gruda na placa da unha. Ela é quem protege uma dobra que nossa unha faz e essa parte branca (logo no comecinho da sua unha, perto da cutícula).

Essa parte branca da unha se chama lúnula e ela é a matriz da unha, a parte que fabrica a sua unha. Mas essa é uma parte pequena que vemos, porque a maioria da lúnula está mais pra dentro, embaixo da pele.

Então, a cutícula forma um “selo”, uma espécie de proteção para evitar que alguma coisa entre ali embaixo e inflame, porque se inflamar vai acabar machucando o lugar que faz a unha nascer.

A maior importância da cutícula é manter essa parte fechada, como um envelope. Se quebramos o lacre do envelope, começa a entrar sabão, água, comida, álcool gel… E tudo isso vai inflamar sua unha.

 

Retirar a cutícula pode causar Paroníquia

Essa inflamação nós chamamos de paroníquia, que fica ao redor das unhas, dando um aspecto mais “gorducho” na unha. Ela pode ser:

1 – Paroníquia aguda – veio rapidamente, com pus e dura pouco tempo. hidratação para unhas fracas

2 – Paroníquia crônica – dura muito tempo e acaba criando alterações na unha pela inflamação prolongada.

Além de tudo isso, ao retirar a cutícula, você vai fragilizando a placa ungueal que está sendo formada, fazendo com que ela fique ainda mais frágil do que já é. Ou seja: se você já fez tudo o que podia para diminuir a fragilidade da unha e ainda não conseguiu, o problema pode estar ao retirar as cutículas.

 

Como cuidar das cutículas? hidratação para unhas fracas

Quando a pandemia começou, fiz uma série de conteúdos aqui no blog e no meu Instagram passando dicas essenciais para cuidar das cutículas.

Nesse momento de pandemia, é importante cuidar ainda mais das cutículas, porque seu corpo precisa de mais essa proteção (principalmente pelo alto uso de álcool gel).

Se você quer tirar as cutículas, as minhas dicas são: tirar o mínimo possível e hidratar mais. Quando você começa a hidratar, não fica tão bom instantâneamente, mas vai melhorando com um tempo e você vai gostar muito mais do resultado depois.

Existe também uma solução bacana que é usar a cureta e fazer uma “raspagem” mais simples, sem descolar a cutícula, apenas para dar uma finalidade mais limpa na unha e não te causar incômodo.

 

3 – Manchas brancas

A nossa terceira pergunta é: “O que são aquelas unhas que lascam nas pontas e estão cheias de pontinhos brancos?”

Sobre os lascados: imagine que a sua unha é como se fosse um compensado, ela não é uma lâmina única e impermeável como um vidro, ela tem várias lâminas grudadas.

Às vezes, algumas coisas podem fazer com que essa cola enfraqueça e, quando isso acontece, ela vai quebrando. Então uma lâmina vai embora mas as outras estão ali, mas essa parte sem a lâmina está mais exposta.

Toda vez que você lava a mão, a nossa unha absorve muito a água, aumentando e encolhendo repetidas vezes, porque vai perdendo a água. Mas, em dado momento, a cola que existe entre essas camadas não consegue mais segurar, soltando e ficando frágil.

Depois disso, só de digitar no computador, no celular ou fazer qualquer atividade simples, as lâminas descoladas começam a quebrar, dando esse aspecto desfolhado da unha.

 

Sobre as manchas brancas na unha: 

O branquinho da unha já é diferente, podendo acontecer em diversas situações, como:

-> Trauma: machucado, que é mais comum em crianças. hidratação para unhas fracas

-> Doenças inflamatórias da unha: é como se existisse uma inflamação embaixo da unha e ela vai se encaminhando para a parte da frente, mas, como existem as lâminas de unhas em cima, ele fica preso e não consegue sair. Vemos isso como a forma de uma mancha branca.

 

4 – Hidratação para unhas fracas: Trabalho com tintas e graxas

A nossa quarta e última pergunta de hoje é: “Como fazer com pessoas que trabalham com tinta ou graxa para não estragar as unhas?”

O máximo que você pode fazer para diminuir esse impacto é usar luvas.

O problema da tinta e graxa é que, ao tentar remover, isso será feito com um solvente; mas esse produto é “burro”, ele não consegue distinguir a tinta, a graxa e o que é a gordura saudável da sua unha ou cola. Então, o solvente acaba tirando tudo.

Mas se você precisa trabalhar sem luvas, recomendamos que você use o solvente mesmo para remover, mas tome um cuidado bem maior.

Então, capriche na hidratação depois, use algum produto que tente deixar suas unhas mais resistentes, use também vitaminas para ajudar. Mas isso vai funcionar mais como “enxugar gelo”.

Isso também é muito comum com cirurgiões, que precisam ir para o bloco cirúrgico e esfregar as unhas com escovinhas e clorexidina, tirando também a oleosidade e quebrando as unhas porque ficam ressecadas.

Então, se você não pode usar luva para fazer essa atividade, tente remover com o mínimo possível de solvente e capriche muito na hidratação.

Você pode conferir…

Na live, você também pode conferir com mais profundidade essas informações que deixei aqui no artigo.

Não perca o próximo artigo, que vamos fazer a parte 2 desta live. Confira o vídeo completo clicando aqui.

Ah, não esqueça de me seguir no Instagram para mais conteúdos importantes sobre hidratação para unhas fracas, pele e cabelos.

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário