Notícias/Artigos

Blog

13 de setembro de 2018 unhas por dratatigabbi Sem Comentários

Manchas nas unhas

Palestrei em Curitiba, no último feriado (07), sobre as manchas nas unhas, no Congresso Brasileiro de Dermatologia. 

Você sabia que algumas doenças podem manchar as unhas? Isso é chamado de cromoníquia (cromo de cor; níquia de unha).

É o caso das manchas brancas, escuras, amarelas, vermelhas, roxas, azuis, verdes e laranjas. Eu já falei sobre esse mesmo assunto neste post.

A causa mais comum de manchas brancas nas unhas é o trauma da matriz! Evite remover as cutículas se você tem esse problema.

Já a causa mais comum de unha escura também é o trauma, especialmente se tiver presente em mais de uma unha, em uma pessoa que tem facilidade de se bronzear!

Caso seja em uma unha só: procure o médico dermatologista! Já falamos sobre o risco escuro que surge nas unhas aqui.

As amarelas e as verdes têm a ver com infecções e merecem um tratamento com dermatologista porque há diferenciais importantes e é necessário o uso de antibióticos.

As unhas vermelhas também podem surgir após trauma, mas, frequentemente, estão associadas a doenças e devem ser acompanhadas e tratadas pelo dermatologista, especialmente se acompanhadas de dor!

Veja mais sobre unhas doloridas aqui.

As unhas azuis são raras e estão associadas a uma reação causada por remédios, mas podem significar tumores benignos e malignos, especialmente quando presentes em um único dedo.

As manchas roxas nas unhas geralmente indicam a presença de um hematoma, mas se a unha não crescer saudável é mais um motivo para buscar ajuda!

Veja a explicação aqui.

Já teve alguma dessas manchas? Conta aqui pra gente nos comentários!!

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário