Manchas nas unhas
Palestrei em Curitiba, no último feriado (07), sobre as manchas nas unhas, no Congresso Brasileiro de Dermatologia.
Você sabia que algumas doenças podem manchar as unhas? Isso é chamado de cromoníquia (cromo de cor; níquia de unha).
É o caso das manchas brancas, escuras, amarelas, vermelhas, roxas, azuis, verdes e laranjas. Eu já falei sobre esse mesmo assunto neste post.
A causa mais comum de manchas brancas nas unhas é o trauma da matriz! Evite remover as cutículas se você tem esse problema.
Já a causa mais comum de unha escura também é o trauma, especialmente se tiver presente em mais de uma unha, em uma pessoa que tem facilidade de se bronzear!
Caso seja em uma unha só: procure o médico dermatologista! Já falamos sobre o risco escuro que surge nas unhas aqui.
As amarelas e as verdes têm a ver com infecções e merecem um tratamento com dermatologista porque há diferenciais importantes e é necessário o uso de antibióticos.
As unhas vermelhas também podem surgir após trauma, mas, frequentemente, estão associadas a doenças e devem ser acompanhadas e tratadas pelo dermatologista, especialmente se acompanhadas de dor!
Veja mais sobre unhas doloridas aqui.
As unhas azuis são raras e estão associadas a uma reação causada por remédios, mas podem significar tumores benignos e malignos, especialmente quando presentes em um único dedo.
As manchas roxas nas unhas geralmente indicam a presença de um hematoma, mas se a unha não crescer saudável é mais um motivo para buscar ajuda!
Veja a explicação aqui.
Já teve alguma dessas manchas? Conta aqui pra gente nos comentários!!
Sem Comentários