Melanoníquia estriada – tem remédio?
“Tenho uma unha com uma listra preta igual às unhas com melanoma e já fazem +- 3 anos, quando eu descobri que poderia ser algo sério procurei um dermatologista. Fui em 3 dermatologistas diferentes e os 3 não pediram nenhum exame e disseram que não era nada. Então fiquei despreocupada. Mas há pouco tempo fui em uma manicure que estudou unhas e ela me falou que, sim, indicava uma doença. Então resolvi ir atrás novamente e procurar mais sobre e achei seu contato. Você poderia me informar o que eu poderia fazer? Obrigada.”
Recebo e-mails como esse diariamente. Infelizmente, o Conselho Federal de Medicina proíbe e considera antiético responder esse tipo de mensagem, por meio das redes sociais, pois entende que configura uma consulta à distância, algo ainda não permitido no nosso país. Por esse motivo, tomo essa mensagem como exemplo para orientar todas as mensagens recebidas anteriormente e aquelas mensagens que serão enviadas futuramente.
Como já disse em outros artigos e vídeos, essa mancha representa que há pigmento na fábrica da unha. Um médico familiarizado com o problema poderá indicar retirar um pedacinho para exame no microscópio (uma biopsia) ou não.
São sinais de preocupação:
- Unha única acometida;
- Pele clara;
- Banda que se alarga com o passar do tempo;
- Unha quebrada;
- Pele ao redor manchada;
- Idade acima dos 50 anos.
Quanto mais dessas características uma pessoa tiver, mais importante procurar o especialista!
Não precisa ter todos os sinais de preocupação presentes! Já vi melanoma em mulheres com idade abaixo dos 30 anos, por exemplo!!!! Então, se você está preocupada, faça uma consulta.
Se o médico ficar em dúvida, pode optar pelo seguimento com fotos ou pela biopsia. A biopsia consiste em tirar um pedacinho da matriz e analisar se aquela mancha é apenas uma cicatriz de um trauma ou se é uma pinta.
Caso seja uma pinta, o exame permite verificar se ela é benigna ou maligna. Se for uma pinta benigna ou uma mancha: não é necessário fazer mais nada!
Em muitos casos, as manchas podem até voltar depois de um tempo! E isso não deve ser considerado preocupante, desde que se guarde o resultado do exame para lembramos o que havia sido visto na biopsia!
Quando o exame revela algo maligno, em geral, é muito inicial e teremos que realizar uma nova cirurgia! A boa notícia é que, na maioria das vezes, conseguimos curar o paciente sem necessidade de tratamentos com quimioterapia ou radioterapia.
Por isso, se você tem uma mancha na unha, procure um especialista e fique de olho se ela muda com o passar do tempo!!
Em geral, não há remédios que possam clarear esse tipo de mancha, a não ser quando é causado por uma micose, mas isso é bem raro!!
Tem outra dúvida? Deixe nos comentários 😉
Fiz diversos posts sobre esse assunto. Veja todos eles aqui:
Até a próxima!
23 Comentários
Katia
18 de agosto de 2018 at 15:24Boa Tarde Dra!!! Estava pesquisando sobre o assunto e quero tirar uma dúvida. Meu bebê tem uma mancha na unha do dedão , já faz em média uns 3 meses pra mais. No começo pensei que havia machucado no chão por engatinhar e tinha ficado sangue parado, porém a mancha continua e a cor é bem forte. TÔ muito preocupada… Poderia me enviar o que posso estar fazendo nesse caso, qual profissional eu procuro para avaliação? NO Aguardo
Obrigada!!!
dra. tatiana gabbi
21 de setembro de 2018 at 07:15Ola Katia, como vai? Conforme procuramos sempre esclarecer por aqui: é importante que o médico dermatologista familiarizado com doenças ungueais veja e examine o seu bebê ok? Na maioria das vezes não é nada grave, mas é importante. Excelente finzinho de semana para voce!
Wilma ramos
27 de setembro de 2018 at 14:03Minha filha de 3 anos apareceu com uma lista preta no dedão da unha esquerda,já faz 4 mêses e não desapareceu.Levei no médico e disse que era apenas um trauma.Estou preocupada!o que você acha disso?
dra. tatiana gabbi
23 de dezembro de 2018 at 01:59Olá, em crianças é muito raro que seja algo maligno, mas devemos ficar de olho e fazer acompanhamento. Se não desapareceu, é importante fotografar e acompanhar para ver a evolução. Caso alargue a lista, é indicado fazer a biopsia. Estou a disposição. Peço desculpas porque eu raramente tenho acesso aos comentários e só vi isso agora. Abraços e boas festas
Milene
4 de outubro de 2018 at 14:18Boa tarde
Notei um risco escuro na unha do dedão do pé esquerdo a uns três meses, agora apareceu no dedão da mão também do lado esquerdo. Também notei que estão escurecendo. Devo me preocupar?
dra. tatiana gabbi
23 de dezembro de 2018 at 01:57Milene, sempre é bom examinar ok? No entanto, quando há mais de uma lesão ficamos mais tranquilas! Um abraço e boas festas.
Ana carolina
14 de outubro de 2018 at 12:09Dra bom dia ! Eu tenho uma linha no dedo indicador … já procurei dermatos e falaram q não há nada com o que me preocupar ! Estou gestante agora e ela ficou mais escura , a minha dermato disse que durante a gestante muita coisa altera em nosso organismo rsrs ! Você acha que devo me preocupar agora , ou como já disseram que não era nada de grave … espero terminar a gestação ?!
dra. tatiana gabbi
23 de dezembro de 2018 at 01:57Ana, eu iria agora novamente sim porque a gestação é uma fase em que pode haver maior risco para a alteração de pintas; portanto, o mesmo raciocínio deve ser feito para as pintas da região da unha. Mesmo que a cirurgia, se necessária, não seja feita nesse momento, é importante olhar! Depois que o bebê nasce, fica mais difícil da gente se organizar para passar em consulta!!! Caso possa vir ao consultório, estou a disposição. Caso contrário procure um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Um abraço e boas festas.
Rosemary Sousa
24 de novembro de 2018 at 16:04Gostaria que enviasse o número do consultório da Dra Tatiana. Obrigada
dra. tatiana gabbi
23 de dezembro de 2018 at 01:54Os contatos ficam na aba contatos, mas o telefone do consultório é o (011)3807-1008. Espero você lá! Boas festas!
Lidiane de Oliveira
18 de dezembro de 2018 at 13:13Oi Dra. Tatiana, nasceu no meu dedo esquerdo da mão essa listra amarronzada estou preocupada, vou ir na médica pra tirar exame de sangue e depois passar numa dermatologista.
dra. tatiana gabbi
23 de dezembro de 2018 at 01:53Excelente! Sempre que surgir uma lesão assim vale a pena passar no dermatologista para ser avaliada! Lembre-se que o câncer é raro, mas caso seja algo mais sério, a melhor opção é fazer o diagnóstico precocemente. As chances de cura são altíssimas! Um abraço, boas festas e tomara que não seja nada grave.
Leticia
30 de dezembro de 2018 at 18:42Boa tarde! Percebi hoje uma listra vertical no meu dedo indicador beeeem clarinha e fiquei preocupada. Já tive isso no passado e sumiu sozinha agora voltou. Devo me preocupar? Recentemente estou fazendo uso de vitamina b12 associado ao buclina (estou muito magrinha e queria ganhar uns kgs). Pensei esperar para ver se novamente desaparece por si só e procurei informações na internet que me deixaram assustada. Caso o dermatologista não solicite a biópsia eu posso pedir para que o façam? Obrigada!!!
Marinete Nunes da Silva
19 de janeiro de 2019 at 22:00Dra Tatiana, faz vários anos
que tenho nas unha das mãos e dos pés, uma lista cinza, umas mais largas e outras mais finas. Há alguns anos fui a uma dermatologista e ela disse que não era nada grave, que podia ser genético e não pediu nenhum exame. Devo procurar outro profissional e pedir exames? Obrigada.
Erika
6 de março de 2019 at 21:15Olá Dra! Tenho uma listra dessa igual da foto no dedo polegar. Somente nele… E estava de férias, qdo comecei a sentir o dedo latejar é uma dor muito aguda… Tirei o esmalte para ver se tinha mudado ainda na viagem e a lista sumiu em cima de uma mancha vertical amarelada que parece ser pus… Voltando de viagem agora, amanhã mesmo já vou passar num PS, pois a dor é grande, mal consigo tocar no dedo…
Paula Cristiane bezerra da Silva
2 de outubro de 2019 at 00:44Dr, estou com uma listra na unha no dedo polegar essa listra e marro e preta e bem fina
Sara Aguieiras
28 de janeiro de 2020 at 18:08Olá boa noite Dra Tatiana então nos meus dedões dos pés e no dedo mimdim tem essas listras fui na dermatologista ela somente olhou nem examinou com o microscópio .
Disse pra mim que não é nada de mais que é um sinal , e que vou ter q me acostumar com essas,listras
Falou,pra eu passar esmalte pra esconder
Silvia Mc Lean Cox
18 de fevereiro de 2020 at 15:41Boa tarde!
Apareceu um lista na unha do pé (dedão) agora quase todos apresenta uma lista.
já passei em dois dermatoligista e falaram que não era nada preoculpante que se tratava de melanoniquia, porém estou muito mal com isto pois esta muito feia.
Sou morena tenho mais de 40 anos, gostaria de saber ser existe tratamento para tirar as manchas pois não quero continuar com as manchas na unhas.
no aguardo para poder procura-la para consulta
Silvia Mc Lean
Camila Andrade
12 de agosto de 2021 at 08:33Bom dia tenho uma lista dessa apareceu depois de um ematoma na unha é uma unica unha direita do dedão da mão ,ela começa no meio da unha até a ponta !
Roseangela Maria Zeferino
18 de outubro de 2021 at 17:59Então… sou uma dessas raras, minhas unhas dos pés são tomadas por essa pigmentação escura, já fiz exames e não ha problema algum.Tenho q manter sempre pintadas, pois tenho vergonha.
dratatigabbi
24 de outubro de 2021 at 08:26Ola! Por enquanto ainda não temos um tratamento p unhas escuras causadas por traumas e outras causas que não sejam cirurgicas! Inclusive qdo precisamos fazer biopsia para diferenciar, elas costumam voltar! Uma hora a ciencia avança e da uma solução para isso! Por enquanto, evite o trauma! Ajuda muito não remover as cuticulas, por exemplo!
Laís Amanda Da Costa
4 de março de 2022 at 15:13Olá doutora, meu marido é moreno e está com uma listra grossa na unha do dedo indicador e mais 3 listras finas em outros dedos estamos preocupados, as listras não são escuras
São marron claro
Carliane Silva dos Santos
18 de junho de 2023 at 11:29Eu tenho uma lintra na unha da mão no dedo do meio fiz o exame dermartologita falou que não era nada mas estou preocupada ainda elas estão aparecendo nas outras unhas e marrom que devo fazer
TATIANA GABBI
NOTÍCIAS /ARTIGOS
Facebook