Notícias/Artigos

Blog

17 de Abril de 2018 unhas por dratatigabbi 12 Comentários

Melanoníquia estriada – tem remédio?

“Tenho uma unha com uma listra preta igual às unhas com melanoma e já fazem +- 3 anos, quando eu descobri que poderia ser algo sério procurei um dermatologista. Fui em 3 dermatologistas diferentes e os 3 não pediram nenhum exame e disseram que não era nada. Então fiquei despreocupada. Mas há pouco tempo fui em uma manicure que estudou unhas e ela me falou que, sim, indicava uma doença. Então resolvi ir atrás novamente e procurar mais sobre e achei seu contato. Você poderia me informar o que eu poderia fazer? Obrigada.”

Recebo e-mails como esse diariamente. Infelizmente, o Conselho Federal de Medicina proíbe e considera antiético responder esse tipo de mensagem, por meio das redes sociais, pois entende que configura uma consulta à distância, algo ainda não permitido no nosso país. Por esse motivo, tomo essa mensagem como exemplo para orientar todas as mensagens recebidas anteriormente e aquelas mensagens que serão enviadas futuramente.

Como já disse em outros artigos e vídeos, essa mancha representa que há pigmento na fábrica da unha. Um médico familiarizado com o problema poderá indicar retirar um pedacinho para exame no microscópio (uma biopsia) ou não.

São sinais de preocupação:

  • Unha única acometida;
  • Pele clara;
  • Banda que se alarga com o passar do tempo;
  • Unha quebrada;
  • Pele ao redor manchada;
  • Idade acima dos 50 anos.

Quanto mais dessas características uma pessoa tiver, mais importante procurar o especialista!

Não precisa ter todos os sinais de preocupação presentes! Já vi melanoma em mulheres com idade abaixo dos 30 anos, por exemplo!!!! Então, se você está preocupada, faça uma consulta.

Se o médico ficar em dúvida, pode optar pelo seguimento com fotos ou pela biopsia. A biopsia consiste em tirar um pedacinho da matriz e analisar se aquela mancha é apenas uma cicatriz de um trauma ou se é uma pinta.

Caso seja uma pinta, o exame permite verificar se ela é benigna ou maligna. Se for uma pinta benigna ou uma mancha: não é necessário fazer mais nada!

Em muitos casos, as manchas podem até voltar depois de um tempo! E isso não deve ser considerado preocupante, desde que se guarde o resultado do exame para lembramos o que havia sido visto na biopsia!

Quando o exame revela algo maligno, em geral, é muito inicial e teremos que realizar uma nova cirurgia! A boa notícia é que, na maioria das vezes, conseguimos curar o paciente sem necessidade de tratamentos com quimioterapia ou radioterapia.

Por isso, se você tem uma mancha na unha, procure um especialista e fique de olho se ela muda com o passar do tempo!!

Em geral, não há remédios que possam clarear esse tipo de mancha, a não ser quando é causado por uma micose, mas isso é bem raro!!

Tem outra dúvida? Deixe nos comentários 😉

Fiz diversos posts sobre esse assunto. Veja todos eles aqui:

Até a próxima!

Gostou ? Compartilhe!

12 Comentários

  • Katia
    18 de agosto de 2018 at 15:24 Responder

    Boa Tarde Dra!!! Estava pesquisando sobre o assunto e quero tirar uma dúvida. Meu bebê tem uma mancha na unha do dedão , já faz em média uns 3 meses pra mais. No começo pensei que havia machucado no chão por engatinhar e tinha ficado sangue parado, porém a mancha continua e a cor é bem forte. TÔ muito preocupada… Poderia me enviar o que posso estar fazendo nesse caso, qual profissional eu procuro para avaliação? NO Aguardo
    Obrigada!!!

    1. dra. tatiana gabbi
      21 de setembro de 2018 at 07:15 Responder

      Ola Katia, como vai? Conforme procuramos sempre esclarecer por aqui: é importante que o médico dermatologista familiarizado com doenças ungueais veja e examine o seu bebê ok? Na maioria das vezes não é nada grave, mas é importante. Excelente finzinho de semana para voce!

  • Wilma ramos
    27 de setembro de 2018 at 14:03 Responder

    Minha filha de 3 anos apareceu com uma lista preta no dedão da unha esquerda,já faz 4 mêses e não desapareceu.Levei no médico e disse que era apenas um trauma.Estou preocupada!o que você acha disso?

    1. dra. tatiana gabbi
      23 de dezembro de 2018 at 01:59 Responder

      Olá, em crianças é muito raro que seja algo maligno, mas devemos ficar de olho e fazer acompanhamento. Se não desapareceu, é importante fotografar e acompanhar para ver a evolução. Caso alargue a lista, é indicado fazer a biopsia. Estou a disposição. Peço desculpas porque eu raramente tenho acesso aos comentários e só vi isso agora. Abraços e boas festas

  • Milene
    4 de outubro de 2018 at 14:18 Responder

    Boa tarde
    Notei um risco escuro na unha do dedão do pé esquerdo a uns três meses, agora apareceu no dedão da mão também do lado esquerdo. Também notei que estão escurecendo. Devo me preocupar?

    1. dra. tatiana gabbi
      23 de dezembro de 2018 at 01:57 Responder

      Milene, sempre é bom examinar ok? No entanto, quando há mais de uma lesão ficamos mais tranquilas! Um abraço e boas festas.

  • Ana carolina
    14 de outubro de 2018 at 12:09 Responder

    Dra bom dia ! Eu tenho uma linha no dedo indicador … já procurei dermatos e falaram q não há nada com o que me preocupar ! Estou gestante agora e ela ficou mais escura , a minha dermato disse que durante a gestante muita coisa altera em nosso organismo rsrs ! Você acha que devo me preocupar agora , ou como já disseram que não era nada de grave … espero terminar a gestação ?!

    1. dra. tatiana gabbi
      23 de dezembro de 2018 at 01:57 Responder

      Ana, eu iria agora novamente sim porque a gestação é uma fase em que pode haver maior risco para a alteração de pintas; portanto, o mesmo raciocínio deve ser feito para as pintas da região da unha. Mesmo que a cirurgia, se necessária, não seja feita nesse momento, é importante olhar! Depois que o bebê nasce, fica mais difícil da gente se organizar para passar em consulta!!! Caso possa vir ao consultório, estou a disposição. Caso contrário procure um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Um abraço e boas festas.

  • Rosemary Sousa
    24 de novembro de 2018 at 16:04 Responder

    Gostaria que enviasse o número do consultório da Dra Tatiana. Obrigada

    1. dra. tatiana gabbi
      23 de dezembro de 2018 at 01:54 Responder

      Os contatos ficam na aba contatos, mas o telefone do consultório é o (011)3807-1008. Espero você lá! Boas festas!

  • Lidiane de Oliveira
    18 de dezembro de 2018 at 13:13 Responder

    Oi Dra. Tatiana, nasceu no meu dedo esquerdo da mão essa listra amarronzada estou preocupada, vou ir na médica pra tirar exame de sangue e depois passar numa dermatologista.

    1. dra. tatiana gabbi
      23 de dezembro de 2018 at 01:53 Responder

      Excelente! Sempre que surgir uma lesão assim vale a pena passar no dermatologista para ser avaliada! Lembre-se que o câncer é raro, mas caso seja algo mais sério, a melhor opção é fazer o diagnóstico precocemente. As chances de cura são altíssimas! Um abraço, boas festas e tomara que não seja nada grave.

Deixe um Comentário