Notícias/Artigos

Blog

13 de fevereiro de 2018 unhas por dratatigabbi Sem Comentários

Mitos e verdades sobre unhas

1.É verdade que remover as cutículas pode danificar as unhas?

Sim, a cutícula sela a passagem que dá acesso à fábrica da unha, portanto, ao removê-la, você expõe essa região delicada ao meio ambiente! Com isso, a unha fica suscetível a vários tipos de traumas e pode se tornar fragilizada. As pessoas que já sofrem com unhas quebradiças ou que descamam devem evitar a remoção das cutículas! A melhor opção é hidratar a região com cremes emolientes adequados a essa proposta e remover apenas o excesso!

2.O esmalte vermelho ajuda a fortalecer as unhas?

Não! Apenas alguns produtos muito específicos, quando usados de forma combinada, podem proporcionar esse tipo de resultado. O esmalte vermelho possui um pigmento que inibe o crescimento de fungos e atua como um filtro, protegendo a unha dos danos dos raios solares. Por conta dessa dupla ação, os dermatologistas costumam indicar o seu uso em algumas situações, mas isso não significa que ele irá fazer a unha ficar mais forte ou crescer mais rápido.

3.Usar base antes de aplicar o esmalte protege as unhas?

Depende. A base serve para igualar a superfície da unha e impedir, por exemplo, que o pigmento de um esmalte de cor mais forte entre em contato direto com a queratina, proteína que forma nossos cabelos, pele e unhas, e cause uma reação química. Isso pode ser visto nas unhas das pessoas que costumam usar esmaltes vermelhos sem a aplicação da base: as unhas podem ficar manchadas de amarelo!
Assim como os esmaltes, as bases também possuem solventes na sua formulação. E o correto é fazer uma pausa de 2 dias por semana. Aproveite para hidratar as unhas!

4.As unhas postiças estragam as unhas?

Sim. Mesmo as pessoas que não têm problemas de unhas fracas vão notar um enfraquecimento após utilizar unhas postiças. Isso ocorre por 3 motivos: a grande quantidade de acetona utilizada para remover as unhas postiças, a necessidade de lixar a superfície da placa antes de aplicar a cola e o trauma que representa o mecanismo de alavanca causado por um aumento no comprimento das unhas.

5.O que são aqueles risquinhos brancos que vemos nas unhas?

Quando fazemos a mão, a manicure utiliza uma espátula para empurrar a cutícula. O trauma causado é transmitido para a matriz da unha e ocorre um defeito na fábrica da unha.
Um defeito leve produz uma marquinha branca, um defeito mais grave produz um buraquinho ou uma ondulação.

Saiba mais sobre esse assunto:

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário