Notícias/Artigos

Blog

Por que é importante consumir frutas e legumes diariamente?

Nesse texto eu vou explicar como esses vegetais auxiliam a nossa saúde, então se você quiser entender melhor, é só continuar lendo!

Frutas e legumes são extremamente ativos na manutenção da saúde do intestino e também da nossa pele. Temos no nosso organismo algo que é conhecido como eixo intestino-cérebro-pele. Isso quer dizer que esses órgãos se comunicam de diversas formas e, muitas vezes, uma ação em um deles, pode levar a uma reação nos outros.

Sabemos que os alimentos podem influenciar na saúde do intestino e, portanto, também são capazes de influenciar a saúde da nossa pele e até mesmo o nosso humor e como a gente pensa, por exemplo!

Frutas e legumes, como um todo, são ricos em fibras e polifenóis. E por que isso é importante? Porque as fibras e polifenóis são substratos, ou seja, alimentos para as bactérias boas intestinais que vão produzir os ácidos graxos de cadeia curta.

Mas o que são esses ácidos graxos de cadeia curta? O grande exemplo que temos é o butirato que é conhecido daqueles que fazem academia! Talvez você mesmo já tenha ouvido falar desse tipo de suplementação, que a gente pode fazer!

Entre as vantagens dos ácidos graxos de cadeia curta tempos:

1. aumento das bactérias que são importantes para o intestino, por manter a sua saúde e funcionamento!

2. ação anti inflamatória no intestino e, em órgãos distantes, como a pele!

3. Melhora das doenças auto imunes e inflamação como um todo.
As frutas cítricas, que são ricas em flavononas, são importantes porque são metabolizadas pela microbiota, absorvidas no cólon (que é a parte mais distal do intestino grosso) e a fermentação vai proporcionar o surgimento das bactérias mais importantes para o intestino, que são os lactobacilos e também as bifidobactérias intestinais. Com isso temos a melhora da função de barreira do intestino e, por serem ricas em vitamina C, uma ação antioxidante no organismo como um todo, que se reflete também na nossa pele.

Os óleos vegetais, sobretudo o azeite de oliva e as azeitonas, possuem substâncias que interferem na proliferação das bactérias boas do intestino e reduzem o espaço entre as células do intestino, reduzindo a absorção de toxinas presentes nos alimentos e outras substâncias que não são interessantes para nós. Isso tudo se traduz para a pele como uma ação fotoprotetora, afinal essas substâncias possuem antioxidantes naturais, e uma redensificação da pele, que se torna mais firme!

Suco de uva, uva e vinho são ricos em resveratrol, outro suplemento bem conhecido por sua ação na longevidade celular, tanto na pele como em outros órgãos! Essa substância também tem uma ação antioxidante e anti-inflamatória.

 

O que são carotenoides? frutas e legumes

Precisamos mencionar também os alimentos ricos em carotenoides, substâncias que dão cor amarela, laranja ou vermelha a alguns legumes e frutas! O amarelo, por exemplo, é a cor da luteína que está presente no milho. O licopeno, presente no tomate, é responsável pela cor vermelha e assim por diante.

Todas essas substâncias vão ser convertidas em um tipo de vitamina A que ativa o mecanismo de transformação de células de defesa (linfócitos T) em um tipo específico, que é chamado de T regulador. Esses linfócitos T reguladores têm a capacidade de aumentar a nossa tolerância a substâncias exógenas. Com isso, as doenças autoimunes poderiam ser moduladas no sentido de um maior controle dessa tendência.

Então, entre outras, ao consumir esses vegetais você teria as seguintes vantagens: aumento da função de barreira do intestino, aumento da produção de linfócitos T reguladores e na pele, a tão desejada diminuição da degradação do colágeno. Além disso, o licopeno como alguns já devem saber possui um importante efeito fotoprotetor.

Pessoal, era isso! Comam sempre frutas e legumes! Não deixem de fazer isso todos os dias, e, de preferência, em todas as refeições. Um beijo e até a próxima!

Se tiver alguma dúvida, sugestão ou quiser me acompanhar mais de perto, pode seguir o meu Instagram, também compartilho muita informação bacana por lá. Ou entre em contato e agende a sua consulta.

 

Obrigada e até a próxima!

Postado por Tatiana Gabbi

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário