Notícias/Artigos

Blog

3 de Abril de 2018 unhas por dratatigabbi Sem Comentários

Pterígio invertido

“A carne do dedo está avançando para a ponta da unha. Já não consigo mais cortá-la sem me machucar. O que pode ser isso?”

Recebi pacientes com essa dúvida mais de uma vez nesse mês que se passou e decidi fazer esse post sobre o problema.

Ele se chama pterígio invertido e pode ter diversas causas, mas a mais comum é o uso de esmaltes fortalecedores à base de formaldeído.

O quadro se instala de forma gradual. A pele da ponta do dedo se engrossa e vai se juntando à parte que fica debaixo da unha, fazendo com que o corte se torne doloroso e até traumático, com sangramento da região.

Nesse momento, o mais indicado é procurar o médico dermatologista, que irá avaliar se esse problema é ou não sintoma de alguma outra doença.

Caso não seja encontrada nenhuma doença associada, o tratamento deve ser feito com cremes hidratantes e suspensão do uso de esmaltes que contenham formol em sua composição.

Com o tempo, uma boa parte das pacientes sente melhora do quadro.

Quando há associação com outras doenças, devemos fazer o tratamento específico, além desses cuidados descritos anteriormente.

Nesses casos, pode ser mais difícil de obter uma melhora clínica. No entanto, o fato de não melhorar com a hidratação e a suspensão do uso do formol não significa necessariamente que há uma doença associada!

Caso você tenha feito tudo isso e mesmo assim persiste com o problema, sugiro consultar um especialista!

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário