Notícias/Artigos

Blog

20 de Fevereiro de 2018 unhas por dratatigabbi 2 Comentários

Sobre as faixas escuras que aparecem na unha

 

Já falamos em vídeos e também em textos sobre as faixas escuras que surgem nas unhas. O nome científico delas é melanoníquia estriada. Esse nome complicado significa exatamente isto: listra escura na unha.

Mas o que isso significa?

A unha é fabricada em lugar protegido, que fica selado pela cutícula. Naquela pele, embaixo de onde a unha começa, está a matriz ou fábrica da unha. Se aparecer uma pinta ou uma mancha em uma parte da fábrica, toda a unha produzida por aquele pedaço ficará com uma listra escura! Sabemos que, mesmo na pele, as pintas podem ser benignas ou malignas, daí a preocupação com essas listrinhas!

Nem toda faixa escura é uma pinta!

Às vezes, pessoas muito morenas ficam com manchinhas escuras na pele, depois de machucados. Isso é chamado de pigmentação pós-inflamatória ou residual. A mesma coisa pode acontecer na matriz da unha! Então nem toda unha listrada representa uma pinta ou uma lesão preocupante. Portanto, nem toda faixa precisa de biopsia ou de cirurgia!

Alguns sinais de gravidade

Toda a vez que temos algo diferente na pele, e isso inclui unhas, cabelos e mucosas, vale a pena fazer uma consulta com um médico dermatologista. Só um especialista vai poder diagnosticar e tratar esse tipo de problema da forma mais adequada. No entanto, aqui vão alguns sinais que indicam que você deve ir em busca desse profissional mais rapidamente:

1- A mancha está presente em uma única unha;
2- Pacientes de pele clara;
3 – Idade superior a 50 anos;
4 – A listra apareceu e está se alargando, manchou a pele ou a unha se quebrou.

Caso um ou mais dos sinais acima esteja presente, vale a pena consultar o médico dermatologista o quanto antes.

Espero que esse texto tenha ajudado! Veja também o vídeo abaixo:

Gostou ? Compartilhe!

2 Comentários

  • Vick Brito
    29 de Maio de 2018 at 00:32 Responder

    Olá, Dra. Tenho uma mancha na unha do polegar , mão esquerda. Desde que surgiu já passei por 3 dermatologistas. Um deles pediu a dermatoscopia, um ano e meio atrás, e descartou malignidade. A cada seis meses volto ao dermato. Gostaria de saber se tens alguma indicação de médico dermato especialista em unhas em Recife ?

    Grata

    1. dra. tatiana gabbi
      22 de julho de 2018 at 09:32 Responder

      Olá Vick, o procedimento está correto. Fazer acompanhamento e, se houver mudança, fazer a biopsia. Vou me informar sobre isso e volto a entrar em contato. Um abraço e boa sorte!!!

Deixe um Comentário