Notícias/Artigos

Blog

9 de junho de 2021 unhas por dratatigabbi Sem Comentários

Unha com mancha branca – o que pode ser?

Olá! Eu sou a Dra. Tatiana Gabbi, médica dermatologista, e hoje vamos falar de uma dúvida muito comum: unha com mancha branca – o que pode ser?

Manchas brancas nas unhas é uma queixa super comum tanto na minha prática quanto nos comentários que recebo nas minhas redes sociais.

“Unha com mancha branca pode ser alguma doença? Está ligado à falta de vitamina? Quais são as causas?”

Para você tirar suas dúvidas, ficar mais informado e tranquilo sobre essa ocorrência, fiz esse artigo para explicar mais sobre o assunto.

Então, se você tem uma unha com mancha branca, seja nos pés ou nas mãos, continue lendo para tirar as suas dúvidas!

Vamos lá?

 

O que causa uma unha com mancha branca?

As manchas brancas nas unhas tem várias causas.

Para que você fique mais tranquilo, a causa mais comum do aparecimento dessas manchas é devido a traumas.

Por trauma entendemos tudo aquilo que causa um impacto físico nas unhas: seja o uso de um sapato inadequado, manicure, um chute em uma bola de futebol ou até digitar e tocar instrumentos.

Vamos entender melhor:

 

Traumas nas unhas

Unha com manchas brancas bem pequenas geralmente acontecem por pequenos traumas, como por exemplo, empurrar as cutículas, cutucar as unhas, mordê-las, ou outras práticas como citei logo acima, que fazemos na fábrica da unha.

Quando esse trauma é mais leve, ele pega só a parte superficial da unha, e não a fábrica da unha, que é responsável pela produção das unhas, que chamamos de matriz, e fica dentro da cutícula.Manchas brancas unh

No entanto, quando esse trauma é mais pesado e atinge a fábrica da unha, podem ocorrer maiores alterações como deformidades e a perda da unha.

 

Traumas na fábrica da unha

Pense na fábrica da unha como se fosse uma forma de bolo. Uma forma de bolo tem um formato específico, e o bolo que você fizer nessa forma, sempre vai sair nesse mesmo formato – assim como a sua unha.

Mas se essa forma ”amassou”, como por exemplo, caiu algo em cima da unha que atingiu essa estrutura, esse “bolo” (ou seja, a sua unha) vai sair amassado.

Tudo que acontecer na fábrica da unha, vai se refletir na formação da unha.

A unha fica em um lugar onde tem “muita coisa acontecendo”. Tem osso, articulação, a ponta do dedo. É um lugar super sujeito a trauma, afinal, pegamos coisas, andamos pra cá e pra lá, chutamos coisas. Então, é muito fácil de ocorrer um trauma, um hematoma, uma lesão (como um tumor benigno ou maligno), ou algo a ver com essas estruturas ao redor das unhas que podem alterar a formação da unha.

Então, nessas situações, pode acontecer que essa unha passe a crescer diferente, com algum tipo de defeito ou deformidade.

E sim, temos essa preocupação depois de um trauma: como essa unha vai nascer, depois que a condição melhorar? É necessário acompanhar para saber.

Então, para reforçar o entendimento, se ocorrer um trauma mais leve, a parte mais protegida da fábrica ainda produz a unha e não a perdemos. Para perder a unha, é necessário um trauma mais pesado.

 

Outros motivos que causam unha com mancha branca

Geralmente, as manchas brancas nas unhas acontecem devido a traumas, como dito, mas  há sim outras causas.

Essas causas podem ser doenças associadas, como alterações nos rins, do fígado, coração, pulmão, que também podem levar a manchas brancas.

Podem ser causadas por um fungo, a micose superficial branca, mas esse tipo de micose é mais rara.

E temos também a mancha branca de quem deixa o esmalte por muito tempo. Isso geralmente é causado pela dissolução por causa do esmalte. Nesse tipo de mancha, você sente que está áspero quando coloca a mão.

Sabemos que os esmaltes são solventes e eles têm a capacidade de degradar a queratina – proteína que forma nossa unha. Com isso, você tem a formação das pérolas de queratina e a deposição das manchas brancas nas unhas, que vão sair conforme você fizer um lixamento superficial e usar produtos hidratantes.

 

Como saber qual a causa das manchas brancas nas unhas?

Expliquei aqui o que pode causar manchas brancas nas unhas, mas apesar de geralmente elas se darem devido a traumas e manicure, se você está com esse tipo de alteração, é aconselhável consultar um médico dermatologista.

Estou disponível para vídeo consultas enquanto durar a pandemia, e também atendo de forma presencial, no meu consultório no bairro Jardim Paulista, com horários espaçados e todos os cuidados necessários para garantir o bem estar dos pacientes nesse momento que estamos vivendo.

Se você quiser marcar uma consulta, você pode clicar aqui para entrar em contato!

Ou, se você quiser tirar dúvidas rápidas sobre manchas brancas nas unhas ou outros assuntos dermatológicos, você pode comentar a sua dúvida aqui embaixo ou falar lá nas minhas redes sociais:

Facebook

Instagram

PS: Se esse é um tipo de conteúdo que te interessa, me segue lá no Instagram, onde posto muitas coisas legais!

Um beijo, e até a próxima!

Publicado por Dra. Tatiana Gabbi

Dra-Tatiana-Gabbi-unha-com-mancha-branca-o-que-pode-ser

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário