Notícias/Artigos

Blog

6 de março de 2018 unhas por dratatigabbi Sem Comentários

Unhas coloridas

Várias doenças podem surgir nas unhas e alterar a cor delas. O mais comum são as manchas brancas e as manchas escuras, que já discutimos em outras postagens.

No entanto, além dessas alterações mais frequentes, as unhas podem ficar com coloração amarelada, esverdeada, azulada, arroxeada, avermelhada ou alaranjada.

Vamos entender o que significa cada uma delas?

• Unhas amarelas

Refletem unhas que estão descoladas e/ou com crescimento lento. Pode significar desde uma micose até doenças mais graves, que necessitam de cirurgia.

Clinicamente semelhante à micose, são frequentes alterações decorrentes de trauma (sapatos, manicure, acidentes, esportes etc.).

Muitas vezes esses quadros podem se tornar persistentes e até irreversíveis, portanto é fundamental ser avaliado pelo especialista!

• Unhas verdes

Estão colonizadas ou infectadas por bactérias que produzem essa coloração verde, a pseudômonas.

Geralmente os pacientes possuem um descolamento inicial e, depois, sentem dor e verificam a alteração.

Às vezes pode aparecer em pessoas que usam unhas postiças ou alongamento de unhas. O tratamento é feito com antibióticos.

• Unhas azuladas

Geralmente uma coloração azulada em todas as unhas pode significar uma reação causada por medicamentos.

E isso é especialmente real em pacientes que estão fazendo quimioterapia ou em tratamento para doenças articulares.

• Unhas arroxeadas

A cor roxa geralmente surge nos hematomas crônicos (causados por sapatos apertados) ou agudos (pancadas, preensão de dedo em dobradiças de portas ou gavetas etc.) ou em doenças que combinam lesões avermelhadas e acastanhadas, como é o caso de algumas doenças inflamatórias, como a psoríase.

Outra doença que pode assumir esse aspecto é o tumor glômico, causado pelo crescimento anormal de estruturas que ficam presentes nas pontas dos dedos e são responsáveis pela regulação da temperatura.

• Unhas vermelhas

Várias doenças inflamatórias, bem como tumores benignos e malignos, podem cursar com esse aspecto.

No líquen plano, por exemplo, é comum vermos vários risquinhos avermelhados, associados à perda de espessura das unhas.

A psoríase pode apresentar manchas cor de salmão, causadas pela inflamação do leito.

O tumor glômico, a exostose subungueal, o carcinoma do dedo, o cisto mucoso digital e o melanoma amelanótico podem cursar com lesões vermelhas.

• Unhas alaranjadas

Representam as situações vistas nas unhas amarelas, associadas a certo grau de inflamação. É frequentemente vista nos casos de micose e psoríase.

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário