Notícias/Artigos

Blog

2 de junho de 2021 unhas por dratatigabbi Sem Comentários

Unhas fracas e tireoide – entenda a relação

Olá! Eu sou a Dra. Tatiana Gabbi, médica dermatologista, e hoje estou aqui para falar sobre uma dúvida recorrente dos pacientes: unhas fracas e tireoide.

Existe alguma relação entre as unhas fracas e quebradiças e a tireoide?

Por que mesmo estando com a tireoide controlada percebo que minhas unhas estão frágeis?

A resposta é que sim, existe sim uma relação entre unhas fracas e tireoide. E nesse post eu vou explicar o que você precisa saber sobre o assunto!

Vamos lá? Continue lendo!

 

O que é a unha?

Para que você possa entender a relação entre unhas fracas e tireoide, vamos começar entendendo o que é essa estrutura – a unha.

Unhas são estruturas que cobrem os dedos, um apêndice cutâneo, uma coisa a mais que a pele tem que tem a função de proteção.

Do que elas são feitas?

As unhas são feitas de queratina, a mesma proteína que encontramos na pele e no cabelo, no entanto, falando de unhas, é uma queratina especial.

A queratina da pele é um tipo de queratina que chamamos de queratina mole, devido a sua estrutura, já a do cabelo e unhas, é a queratina dura, que tem a consistência mais firme.

É importante entender que a unha não é uma estrutura viva, ela não respira, e sua qualidade está ligada a outros fatores do nosso organismo.

 

O que é a unha fraca?

A Unha fraca é uma síndrome, e chamamos essa ocorrência de síndrome das unhas fracas.

Tudo na medicina que é síndrome, significa que abrimos um leque de diferentes possibilidades de doenças que podem causar esses sintomas. Logo, precisamos identificar a causa.

Unhas quebradiças, enroscando na roupa, nos cabelos, sofrem descamação, apresentam riscos – tudo isso é unha fraca. Mas as razões pelas quais isso acontece, podem ser diversas.

 

Mas por que uma pessoa tem unhas fracas?

Para cada indivíduo vai ter uma explicação diferente, e portanto, um tratamento diferente.

Isso é, não existe uma vitamina que vai curar todas as pessoas que têm unhas fracas.

Como expliquei no decorrer deste post, as causas por detrás das unhas frágeis podem ser diversas.

Para citar um exemplo: pense no seu cabelo. Quanto mais trauma você tem com o cabelo, como chapinha, tintura, mais danificado ele fica, correto? É a mesma coisa com a unha, se você lava muita louça, fica o dia inteiro digitando, quanto mais traumas, pior qualidade a unha terá.

Então, em uma avaliação, é preciso identificar doenças pré existentes, aspectos nutricionais e hábitos.

 

A relação entre unhas fracas e tireoide

Por que, quando um indivíduo que tenha uma doença da tireoide, mesmo que ela esteja controlada, ele apresenta fragilidades como unhas fracas?

Isso acontece pois ela está controlada artificialmente, então não necessariamente observamos a cura dessas questões. Explico:

Temos no nosso organismo, quando ele está funcionando perfeitamente, um microajuste de dose com qualquer coisa diferente que acontece no nosso ambiente.

Então a tireoide está preparada para produzir uma determinada quantidade de hormônio, de acordo com as nossas necessidades, conforme fazemos alguma coisa ou outra.

Quando estamos tomando um medicamento, ou seja, quando a tireoide não está mais produzindo aquele hormônio, a dose daquele hormônio é fixa, e às vezes, precisamos de um pouquinho a mais ou um pouquinho a menos em determinados dias e situações.

Isso significa que, na média, está tudo certo, para as coisas fundamentais do nosso organismo, mas para as micro coisas que a gente precisa, muitas vezes não é o suficiente, por que a tireoide na micro dose ali, pode estar alguma coisinha alterada, e aí pode prejudicar.

Cabelos e unhas são coisas que não são prioridades no nosso organismo.

Se você está com tudo no seu organismo ali “no talo”, no limite, o seu organismo irá priorizar proteínas e micronutrientes para as funções importantes – que não são cabelos e unhas. E por isso elas se tornam frágeis.

 

A unha frágil acontece muito por conta da perda de gordura

A gordura da pele junto com a queratina faz com que não saia nem entre água do nosso corpo para o meio ambiente, funcionando como uma barreira de proteção.

Na unha frágil a gordura que existe na unha é bem menor do que a que existe na pele ou cabelo, pois não temos uma glândula produzindo essa gordura, então é um lugar onde você tem maior facilidade de perder a gordura, e sabemos que doenças na tireoide fazem com que fiquemos com a pele, cabelo mais secos, etc.

Então o que acaba acontecendo é justamente isso, a gente perde um pouco dessa gordura que já estava no limite, e aí com isso, a gente não tem a água que hidrata a unha, ela vai se tornando seca e quebradiça.

Então, é por isso que temos unhas frágeis, mas a gênese, a origem dessa fragilidade ela varia de indivíduo para indivíduo.

 

Então, o que deve ser feito se tenho unhas frágeis e problemas na tireóide?

O que você deve fazer nesse caso é procurar um médico dermatologista, somente este poderá dizer se as unhas fracas estão realmente relacionadas à tireoide e qual é o melhor curso de tratamento.

Caso você precise de ajuda, clique aqui para entrar em contato comigo sobre suas dúvidas, ou marcar uma consulta!

Estou disponível para vídeo consultas enquanto durar a pandemia, e também atendo de forma presencial, no meu consultório no bairro Jardim Paulista, com horários espaçados e todos os cuidados necessários para garantir o bem estar dos pacientes nesse momento que estamos vivendo.

Um beijo, e até a próxima!

Dra-Tatiana-Gabbi-unhas-fracas-e-tireoide-entenda-a-relacaoPS: Se esse é um tipo de conteúdo que te interessa, me segue lá no Instagram, onde posto muitas coisas legais!

Publicado por Dra. Tatiana Gabbi

 

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário