Notícias/Artigos

Blog

30 de dezembro de 2019 Pele por dratatigabbi Sem Comentários

Você sabe passar protetor Solar?

Em homenagem ao Dezembro Laranja, apesar do frio, nós vamos falar como aplicar o protetor solar, porque eu aposto que você não sabe.

Bom, se o filtro solar for em gel, tem que aplicar em um único sentido para não comprometer a cobertura e acabar esfarelando o produto com esses movimentos circulares.

No creme, você deve fazer esses movimentos e, se for aplicar aquele que é em spray (aerossol), não pode pôr a mão; tem que aplicar uma camada generosa o tempo todo, mas não pode pôr a mão para ajudar a espalhar.

É importante também que você aplique sem roupa e espere, pelo menos, 15 minutos antes da exposição.

Tem que esperar secar antes de colocar o maiô, o biquíni ou a roupa.

E qual é a quantidade ideal do Protetor Solar?

Bom, a quantidade é a colher de sobremesa ou uma colher de chá.

Veja a quantidade para cada parte do corpo:

– Para o rosto: 1 colher de chá;

– Para o braço: 1 colher de chá;

– Para a frente do tronco: 2 colheres de chá;

– Para as costas: 2 colheres de chá;

– Para as pernas: 2 colheres de chá.

E aí, o que tem que prestar atenção também? O Fator do Protetor Solar.

Tem um mito disseminado, que o fator de proteção solar deve ser o 15 e que nada além disso teria algum efeito.

Isso não é verdade, mas esse mito só apareceu porque as pessoas não usam todas essas colheres de chá no corpo, elas usam menos.

Se você usar o fator de proteção mais alto, vai ter uma cobertura melhor. Agora, o que significa ter esse fator de proteção solar?

Ele significa a quantidade de tempo que você consegue ficar, antes que a sua pele fique vermelha.

 

Vamos supor: você é bem branquinha; 1 minuto no sol você já fica vermelha. Com o fator de proteção 15, você consegue ficar 15 vezes mais tempo antes de ficar vermelha. E assim por diante…

Então, quando você usa um fator de proteção mais alto, ainda é preciso aplicar a cada 2 horas.

Isso porque você sua e o protetor solar também tem uma absorção que acaba sendo comprometida, principalmente nas exposições intensas. Mas assim você fica um pouco mais tranquila.

Então, os fatores de proteção alta são preferíveis quando você estiver em uma exposição intensa e sabe que, por exemplo, vai ficar o tempo todo na praia, à mercê de Sol, participar de esportes, às vezes entrar um pouquinho na água etc.

Todas as vezes que isso acontecer também é interessante fazer uma reaplicação. Agora, o correto é de 2 a 3 horas você reaplicar tudo.

O mais importante, que raramente é dito e é fundamental que vocês entendam: a aplicação do protetor solar é só uma das etapas de fotoproteção.

Na verdade, você não pode largar tudo, toda a atitude fotoprotetora, no filtro solar.

Precisa procurar sombra, se expor nos horários que são menos nocivos (antes das 10 da manhã e após às 3 e meia da tarde).

Tem que lembrar de ficar embaixo de guarda-sóis, utilizar os óculos, que vão proteger as córneas da catarata, lembrar de usar chapéus e bonés.

Lembrar também (para as pessoas que são calvas) de aplicar o filtro solar no couro cabeludo; quem tem o cabelo muito clarinho precisa usar chapéu, não tem jeito.

Outro ponto a considerar é: a sombra total é a única coisa que te protege mesmo, porque o Sol reflete na areia e a areia reflete na face e no corpo.

Importante lembrar também que, quanto mais fina e mais branquinha essa areia, maior é essa reflexão. Então, nas praias de areia fina e branca tem que tomar mais cuidado com a proteção solar.

E, além disso tudo, não adianta tomar todo esse cuidado e sair pra fazer aquela caminhada de 1h30 ao meio-dia. Tem que ser consciente mesmo dessa exposição.

 

Uma outra ideia é: existem roupas que protegem. 

Tem as roupas com fator de proteção e é interessante para crianças, porque às vezes elas não querem aplicar o filtro e é interessante para qualquer tipo de esporte na praia, como surf, por exemplo.

É bom também para quando você quiser caminhar ou mergulhar e ficar no barco o dia todo.

 

Esse é um artigo bem rápido, espero que vocês tenham gostado. Um beijo e até a próxima!

E aí, o que achou? Ainda tem dúvida sobre o fotoproteção para a sua pele? É só ir no meu instagram e deixar uma pergunta lá – vou ficar muito feliz em te responder. Ou entre em contato e agende a sua consulta.

 

Obrigada e até a próxima!

Postado por Tatiana Gabbi

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário