Alopecia senescente ou senil
Alopecia senescente é um tipo de perda dos cabelos, definido por um afinamento difuso dos fios, que não tem relação com hormônios sexuais masculinos. Ela é vista em indivíduos acima dos 50 anos de idade e sem histórico familiar de calvície.
Essa doença envolve uma redução progressiva no número de folículos em crescimento e no diâmetro das hastes capilares. Atinge homens e mulheres com cabelos previamente saudáveis e pode se associar ou não à alopecia androgenética.
Há uma redução da duração do crescimento dos fios e diâmetro das hastes e um prolongamento do intervalo que separa a perda do fio telógeno e o nascimento de um novo anágeno.
Esse fenômeno é semelhante ao que é visto na alopecia androgenética, mas nesses pacientes o processo é menos acentuado.
Clinicamente, notamos uma redução dos fios por área e deterioração da qualidade.
Alopecia senescente: por que isso acontece?
O comprimento máximo dos cabelos diminui conforme envelhecemos e, paralelamente, os fios se tornam mais finos.
Além do quadro da alopecia senescente, temos o envelhecimento dos fios e do couro cabeludo, que são determinados por fatores intrínsecos e extrínsecos.
O uso frequente do shampoo, por exemplo, deixa os cabelos mais felpudos e cria a ilusão de que são mais grossos. Os cabelos se tornam secos, pois a cutícula torna-se danificada e porosa, expondo o córtex, que não é capaz de reter umidade.
Condicionadores desenvolvidos para fios secos e danificados contêm moléculas grandes que alinham a cutícula capilar, ajudando a preencher fraturas e fissuras da haste, com impacto direto no brilho, maciez e modelação dos fios.
Os pacientes com alopecia senescente merecem uma abordagem ampla e personalizada dos cuidados capilares, desde a regularização do ciclo (controle da saúde geral, hábitos de vida e redução do estresse oxidante, através de alimentação e suplementação) e controle da queda até a promoção da melhora da qualidade dos fios.
Quer saber mais sobre alopécia senescente e outros assuntos relacionados ao cabelo? Para ter um atendimento exclusivo sobre o assunto, mande uma mensagem aqui, para o nosso whatsapp! Fique atento ao meu Instagram e aqui no blog. Até a próxima!
Sem Comentários