Notícias/Artigos

Blog

6 de maio de 2020 Cabelos por dratatigabbi Sem Comentários

Cabelos quebrados: as 3 principais perguntas que todos querem saber

Cabelos quebrados atormentam muitas mulheres e é comum ficar sem saber o que fazer para evitar essa situação. Por isso, listamos as principais dúvidas sobre o tema. Confira!

Às vezes, os cabelos caem e às vezes eles quebram. É aí que surge a primeira das nossas perguntas sobre quebra de cabelo. Confira!

1 – Como sabemos se o nosso problema é de queda capilar ou de cabelos quebrados?

É fácil saber a diferença entre cabelos quebrados e quando estão caindo. Quando o cabelo cai, por algum motivo específico, o fio sai com uma pontinha, que você percebe e reconhece como bulbo capilar.

Mas quando estamos diante de cabelos quebrados, notamos que os fios ficam em tamanhos diferentes e observamos uma ponta que parece cortada. Pode ser que ela esteja mais afinada, por exemplo, ela fica com um aspecto diferente.

Então,em resumo, a ponta quebrada não tem o bulbo capilar, que é a raiz do cabelo.Isso só acontece quando o cabelo cai naturalmente.

 

2 – Precisa usar sabão ou podemos usar xampu para lavar os cabelos por conta do surto de COVID-19?

O correto é continuar usando o xampu, uma vez que ele já tem um pH eficiente para limpar os nossos cabelos. Então, não há necessidade de usar sabão (e nem devemos, pelo enorme risco de dano à haste e couro cabeludo, devido ao pH elevado dos sabões).

Uma dica muito importante nessa época é: prenda os cabelos. É melhor, porque diminui as chances do seu cabelo encostar em objetos e evita que você passe a mão no cabelo o tempo inteiro.

Outra dica bacana, principalmente para quem trabalha na área da saúde, é: não fique usando gel, pomada ou outras coisas que permitam com que partículas se grudem aos seus cabelos, porque essa maior capacidade de aderência, pode aumentar as suas chances de carregar o vírus para a sua casa.

Além disso, tome outras providências necessárias para evitar que os seus fios fiquem soltos; use touca e prenda o cabelo (não só com rabo de cavalo, mas também com coque) para diminuir a superfície de contato do seu cabelo com o ar, que já que ele pode estar contaminado com o vírus no ambiente de saúde, como UTIs, por exemplo.

Importante: Lembre-se de que a lavagem com sabão aumenta muito as chances de cabelos quebrados, pela diferença de pH entre os cabelos e este produto

 

3 – Qual a diferença entre reconstrução, nutrição e hidratação?

As influencers geralmente tratam bastante o assunto dos cabelos quebrados e falam sobre esses termos; por isso, muitos pacientes chegam aos consultórios querendo entender sobre eles. Então, qual é a diferença?

O cronograma capilar é um sistema de revezamento de entrega de nutrientes para os fios. Então, esses três procedimentos foram criados, de forma a serem utilizados de forma alternada, em um sistema de revezamento, para fornecer diferentes nutrientes e produtos para os fios.

Por exemplo: quando temos a necessidade de uma hidratação mais intensa, ou de reconstrução, o cronograma oferece coisas diferentes.

Quando falamos de reconstrução, temos que pensar no seguinte: o que precisa entrar para reconstruir é uma carga proteica maior.

Quando falamos de hidratação, pensamos na cutícula, na estrutura externa do fio. Isso tudo com o objetivo de melhorar a qualidade do brilho e toda a parte estrutural da cutícula.

Essas são as diferenças básicas entre todos esses processos e o cronograma pode ser uma excelente opção e funcionar muito bem quando nos submetemos às químicas capilares: alisamentos, descolorações e tinturas, por exemplo.

 

Mesmo quem não tem química, pode se beneficiar de um cronograma capilar…

Isso porque o próprio xampu faz com que a gente perca proteína capilar, por conta das alterações do PH no momento da lavagem. Isso sem mencionar o uso de fontes de calor, como secadores e chapinhas, que fazem com que os nossos cabelos percam água e fiquem desidratados e, portanto, sujeitos à quebra.

Gostou desse conteúdo? Então quero te convidar para assistir a live que fiz com a Dra Aline Blanco, dermatologista de Campo Grande, especializada em Tricologia, sobre cabelos quebrados! Só clicar aqui para ver o vídeo da live e conferir TUDO sobre esse assunto!

 

Cabelos quebrados: índice com essas e outras perguntas respondidas na Live

01:25 – Por que, às vezes, o cabelo cai e às vezes eles quebram?

02:34 – Com o COVID-19, o certo é lavar os fios com sabão?

05:18 – O jeito correto de lavar os fios para evitar a quebra de cabelo

10:33 – É certo diluir o shampoo com um pouquinho de água?

11:36 – Usar shampoo 2 em 1 atrapalha (considerando que cada um tem uma função)?

12:10 – Qual é a hora certa de passar a máscara? É depois do condicionador?

14:06 – E quando o cabelo quebra por causa do calor? O que fazer?

16:00 – Produtos de alisamento e os efeitos no cabelo

18:08 – Qual a diferença entre reconstrução, nutrição e hidratação?

20:25 – Qual é a frequência ideal para lavar os cabelos?

21:44 – E sobre os produtos veganos: eles têm um efeito melhor nos cabelos?

23:39 – Hidratar os cabelos quebrados é suficiente ou o medicamento também ajuda?

25:16 – O excesso de produtos de hidratação faz mal aos fios?

26:31 – O sulfato danifica mais o cabelo já danificado?

28:19 – Mas e os cabelos quebrados?

28:38 – Faz ou não suplemento para quem fez gastroplastia?

29:56 – E para quem está na linha de frente e precisa lavar os cabelos todos os dias. Qual o melhor shampoo?

32:21 – O shampoo anti resíduo retira as queratinizações?

34:36 – E a queda ou quebra de cabelo depois da dengue: como voltar ao normal?

36:53 – E quando os cabelos quebrados acontecem por corte químico? O que fazer?

40:13 – Por que o cabelo branco é duro e poroso?

43:44 – O que mais é necessário saber sobre cabelos quebrados e crescimento dos fios?

 

 

E então, gostou das informações sobre quebra de cabelo?

Não se esqueça de clicar aqui para assistir a live e ver o papo maravilhoso que tivemos, para te ajudar ao máximo com o seu problema de cabelos quebrados!!

É isso, gente! Hoje, ficamos por aqui. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, não se esqueça: entre em contato comigo e eu te ajudo.

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário