Notícias/Artigos

Blog

26 de maio de 2021 unhas por dratatigabbi Sem Comentários

Como cuidar de unha encravada em casa?

Olá, eu sou a Dra. Tatiana Gabbi, médica dermatologista, e hoje o assunto que quero tratar com vocês aqui no blog é de como cuidar de unha encravada em casa.

Os médicos dermatologistas cuidam de pele, cabelos e unhas. Alguns de nós gostam tanto de unhas que acabamos nos concentrando em fazer esses procedimentos, como o tratamento das unhas encravadas, por exemplo, no hospital ou no consultório dermatológico.

No entanto, nem sempre é possível para o paciente se deslocar para cuidar da sua unha encravada em local apropriado.

Pensando nisso, decidi dar algumas dicas para você que tem unha encravada poder cuidar dela em casa sem piorar a situação. Mas lembre-se: o melhor é sempre procurar um médico dermatologista!

Vamos lá? Continue lendo!

 

O que é a unha encravada?

A unha encravada, que também é chamada de onicocriptose, é uma condição que ocorre normalmente nos pés, mais precisamente no dedão (mas pode ocorrer em outras unhas), e que consiste no crescimento da borda da unha chegando a entrar na pele do dedo.

Essa condição pode ser bastante desconfortável, causando vermelhidão, inchaço, dor e até infecção na região.

 

O que leva a unha a encravar?

São vários os motivos que podem levar a unha a encravar. Veja alguns deles:

Uso de sapatos inadequados

Sapatos muito largos ou apertados e/ou que pressionem o pé é uma das causas mais comuns para o surgimento de unhas encravadas.

Isso acontece principalmente se você tem o hábito de caminhar ou participar de corridas. Então, sempre escolha sapatos adequados e no tamanho correto.

 

Unhas não cortadas corretamente

Unhas que não são cortadas corretamente também é uma das causas mais comuns para o encravamento das unhas.

Isso se dá, geralmente, quando as unhas do pé são cortadas muito curtas, ou, ainda, o corte é feito de forma arredondada nas bordas, ao invés de reto, o que pode levar a unha a virar e crescer para dentro da pele.

 

Deformidades do pé ou dedos

Alguns tipos de deformidades nos pés ou dedos também podem exercer pressão na unha de forma que a leva a encravar.

Unhas grossas facilitam o corte incorreto da unha, é preciso ter mais cuidado nesse caso.

Outras medidas que aconselho durante o corte das unhas é não friccionar, desprender ou separar os cantos das unhas na hora de cortar.

 

Como cuidar de unha encravada em casa?

Agora que você já entendeu o que é a unha encravada e algumas coisas que a causam, vamos voltar ao tema principal do post, que é como cuidar de unha encravada em casa.

Nesse momento está difícil de ter atendimento para todos, então é muito bom você saber o que fazer nessas situações para não piorar o problema!

Os principais pontos aqui são:

1. Não cutuque

2. Faça banho de água morna e sal no local

3. Não use pomadas aleatórias

4. Pode tomar medicamento para dor

5. Se não melhorar, procure um especialista, que é o médico dermatologista

6. Não cutuque sob nenhuma hipótese! Eu sei, você tem certeza que vai melhorar se vc mexer, mas não vai! Eu te garanto!

7. Em vez disso, faça isso: salmoura e medicamento para dor, aquele mesmo que você costuma usar quando tem dor de cabeça!

8. Evite pomadas aleatórias, porque pomada é apenas uma forma de colocar um remédio…e as pomadas são bem diferentes! Algumas podem piorar tudo, causando uma alergia em cima dessa inflamação!

Agora, se você fez tudo isso e ainda assim a unha encravada não está melhorando é necessário que você procure o especialista, que é o médico dermatologista.

Isso porque o diagnóstico tardio e o tratamento incorreto podem levar à maior inflamação da unha encravada, o que pode resultar na necessidade de se fazer uma intervenção cirúrgica.

 

Quando é preciso de intervenção cirúrgica para a unha encravada?

Em casos onde não há melhora da unha após os cuidados acima, o paciente deve se consultar com um médico dermatologista, que avaliará a situação, se é possível algum outro tipo de tratamento ou se a intervenção cirúrgica se faz necessária.

A verdade é que não existe um único tipo de procedimento, pois o tratamento depende de fatores como:

– Como a unha está

– Quantas vezes ela encravou

– Como foi feito para ela desencravar

Embora seja raro, algumas vezes é necessário repetir o procedimento cirúrgico, em especial quando existe inflamação acentuada nas unhas encravadas.

No entanto, não se preocupe, pois, quando feita por um profissional treinado, a cirurgia de unha encravada é bem tranquila, bem como sua recuperação.

 

Você precisa de ajuda ou ainda tem dúvidas?

Eu espero que vocês tenham entendido, e se vocês gostaram, comentem aqui embaixo!

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre esse tema, ou você tenha outras dúvidas dentro do universo da dermatologia, é só falar aqui nos comentários também!

E para qualquer problema que você tenha, estou aqui para ajudar, clique aqui para entrar em contato ou caso deseje marcar uma consulta!

Estou disponível para vídeo consultas enquanto durar a pandemia, e também atendo de forma presencial, no meu consultório no bairro Jardim Paulista, com horários espaçados e todos os cuidados necessários para garantir o bem estar dos pacientes nesse momento que estamos vivendo.

Um beijo, e até a próxima!

PS: Se esse é um tipo de conteúdo que te interessa, me segue lá no Instagram, onde posto muitas coisas legais!

 

Publicado por Dra. Tatiana Gabbi

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário