Dra. Responde: Dicas para parar de roer unha
Dicas para parar de roer unha: você rói as suas unhas? Esse vídeo é para você! Aprenda alguns truques e dicas para superar esse vício. Espero que vocês gostem desse conteúdo!
No artigo de hoje nós vamos falar um pouco sobre o terrível hábito de roer as unhas.
Muitos pacientes, quando procuram um médico dermatologista, sentem vergonha de roer as unhas – às vezes, eles nem contam pra gente que esse é o caso, eles vêm com uma tentativa de melhorar o aspecto das unhas.
Mas só existe uma forma de melhorar esse aspecto, que é: parar de roer unha. Então, é muito legal você abrir o jogo com o seu médico porque o dermatologista que não sabe que você está roendo vai pensar, inclusive, em outro tipo de doença e pode acabar te dando um remédio que não vai adiantar pro seu problema.
Como a gente faz para parar de roer unha? Continue lendo e veja algumas dicas que separei para você.
Tudo é uma questão de decisão
Em primeiro lugar, a gente toma a decisão de não roer mais. Em segundo lugar, eu acho que é fundamental a gente ter alguns mecanismos que ajudem a gente nessa decisão.
Isso pode ser um psicólogo, pode ser um amigo, pode ser um post que você faz diariamente no Instagram e você tem o apoio de uma comunidade. Então, é legal você ter esse vínculo com esse seu objetivo tomado.
E aí a gente pode usar esmalte de pimenta, a gente pode usar alguma lembrança, mas o que eu acho mais bacana é que a gente procure deixar as unhas bonitas. Em geral, quando a unha está bonita, há menos risco da gente estragar.
Então, eu sempre recomendo que a pessoa faça as unhas e que quem faça as suas unhas não seja você. Esse hábito de roer as unhas pode piorar se você tiver o instrumento nas mãos. Então, você pode querer cutucar as suas unhas com o instrumento e aí vai ser mais grave ainda o trauma.
Por que parar de roer unha?
Eu poderia dar vários motivos pelos quais você precisa parar de roer unha o quanto antes, mas vou deixar os mais simples e mais urgentes. Confira:
-> Ferimentos nas cutículas e peles do dedo facilitam a entrada dos vírus, fungos, bactérias e, portanto, a infecções.
-> Alterações da oclusão dentária, da mordida e do formato dos dentes.
-> Aumento das chances de ter gastrites, gastroenterites e outros problemas gastrointestinais.
-> Deformar as unhas e a pele ao redor, causando constrangimentos por causa dos efeitos de estética.
-> Dificuldade na apreensão de objetos e de outras atividades importantes da rotina.
-> Maior possibilidade de adoecimento por contato com os microorganismos e entrada de micróbios no corpo e corrente sanguínea.
Dicas rápidas para parar de roer unha ainda na quarentena
Além de manter as unhas sempre bem feitas, existem outras ideias rápidas e simples para praticar ainda essa semana e parar de roer unha logo. Confira:
01. Esmalte especial: se você não quer usar pimenta, pode usar um esmalte especial, que tem gostinho amargo. É incolor e serve para mulheres, homens e crianças maiores de 4 anos. Além disso, é fácil de comprar; várias marcas têm esse tipo de esmalte.
02. Bola anti-estresse: substituir um hábito ruim por um positivo pode ser uma ótima ideia de descobrir na prática como parar de roer unha. Um dos motivos que leva alguém a esse hábito é o estresse. Por isso, investir em uma bola anti-estresse pode ser ótimo para destruir esse comportamento ruim. Meditação mindfulness também pode ajudar bastante nesse sentido.
03. Invista em um novo hobby: ainda falando sobre hábitos, outra boa ideia é investir em um novo hobby, como conversar com um amigo, fazer atividade física, como yoga, tocar um instrumento etc. Isso pode diminuir manias e vícios e um deles é roer unha.
04. Acerte o tamanho: tenha calma. Essa é uma das principais dicas para quem quer parar de roer unha sem frustrações. A sua unha começou a crescer? Não tenha pressa de deixá-la gigante; primeiro deixe a unha no comprimento ideal e mantenha um formato arredondado – isso vai evitar que ela quebre e você volte ao ciclo de roer as unhas.
05. Tenha sempre uma lixa por perto: essa é uma das principais ferramentas para se carregar na sua bolsa. Já teve aquela unha que deu uma leve lascada e logo você colocou na boca? Nesse momento, o seu hábito ruim volta. Então, use a lixa nesses casos e evite a repetição do comportamento ruim.
Por fim, reconstitua a saúde das suas unhas
E, finalmente, depois que a gente consegue parar de roer unha, reconstituir a saúde das unhas. E, com isso, a gente pode usar produtos para melhorar a fragilidade que sobrou da época que a gente roía.
Para isso, o dermatologista normalmente vai recomendar tanto medicamentos tópicos, quanto de uso oral. Porque a gente sabe que alguns produtos têm a capacidade de melhorar a produção da sua unha – tanto a constituição da unha, deixando-as mais fortes, quanto até acelerando o crescimento. Esse tipo de recomendação é individual, porque leva em conta uma série de características pessoais. Portanto, eu recomendo que você consulte um dermatologista se já chegou nessa fase. E a quarentena não é desculpa, pois muitos de nós estamos atendendo por telemedicina!
Gostaram? Espero que vocês tenham gostado e, se vocês ficaram com mais dúvidas, podem me seguir nas redes sociais e lá eu vou esclarecer mais dúvidas para você! E para ter um atendimento exclusivo sobre o assunto, mande uma mensagem aqui, para o nosso whatsapp!
1 Comentário
Maria Aparecida
15 de julho de 2021 at 23:49 ResponderEu acho as dicas boas, mas ainda faltam algumas coisas.
Um bom estímulo é ver resenhas de esmaltes na internet é comprar mais esmaltes do que consegue usar porque você tem uma grande chance de desanimar de parar caso tenha uma recaída então você pensa duas vezes antes de roer.
Outra coisa é usar um esmalte fortalecedor, quando paramos de roer a unha elas estão muito fracas e quebra facilmente despertando o gatilho para você roer.