Notícias/Artigos

Blog

13 de Maio de 2020 unhas por dratatigabbi Sem Comentários

Dra. Responde: Dicas para parar de roer unha

Dicas para parar de roer unha: você rói as suas unhas? Esse vídeo é para você! Aprenda alguns truques e dicas para superar esse vício. Espero que vocês gostem desse conteúdo!

No artigo de hoje nós vamos falar um pouco sobre o terrível hábito de roer as unhas.

Muitos pacientes, quando procuram um médico dermatologista, sentem vergonha de roer as unhas – às vezes, eles nem contam pra gente que esse é o caso, eles vêm com uma tentativa de melhorar o aspecto das unhas.

Mas só existe uma forma de melhorar esse aspecto, que é: parar de roer unha. Então, é muito legal você abrir o jogo com o seu médico porque o dermatologista que não sabe que você está roendo vai pensar, inclusive, em outro tipo de doença e pode acabar te dando um remédio que não vai adiantar pro seu problema.

Como a gente faz para parar de roer unha? Continue lendo e veja algumas dicas que separei para você.

Tudo é uma questão de decisão

Em primeiro lugar, a gente toma a decisão de não roer mais. Em segundo lugar, eu acho que é fundamental a gente ter alguns mecanismos que ajudem a gente nessa decisão.

Isso pode ser um psicólogo, pode ser um amigo, pode ser um post que você faz diariamente no Instagram e você tem o apoio de uma comunidade. Então, é legal você ter esse vínculo com esse seu objetivo tomado.

E aí a gente pode usar esmalte de pimenta, a gente pode usar alguma lembrança, mas o que eu acho mais bacana é que a gente procure deixar as unhas bonitas. Em geral, quando a unha está bonita, há menos risco da gente estragar.

Então, eu sempre recomendo que a pessoa faça as unhas e que quem faça as suas unhas não seja você. Esse hábito de roer as unhas pode piorar se você tiver o instrumento nas mãos. Então, você pode querer cutucar as suas unhas com o instrumento e aí vai ser mais grave ainda o trauma.

Por que parar de roer unha?

Eu poderia dar vários motivos pelos quais você precisa parar de roer unha o quanto antes, mas vou deixar os mais simples e mais urgentes. Confira:

-> Ferimentos nas cutículas e peles do dedo facilitam a entrada dos vírus, fungos, bactérias e, portanto, a infecções.

-> Alterações da oclusão dentária, da mordida e do formato dos dentes.

-> Aumento das chances de ter gastrites, gastroenterites e outros problemas gastrointestinais.

-> Deformar as unhas e a pele ao redor, causando constrangimentos por causa dos efeitos de estética.

-> Dificuldade na apreensão de objetos e de outras atividades importantes da rotina.

-> Maior possibilidade de adoecimento por contato com os microorganismos e entrada de micróbios no corpo e corrente sanguínea.

Dicas rápidas para parar de roer unha ainda na quarentena

Além de manter as unhas sempre bem feitas, existem outras ideias rápidas e simples para praticar ainda essa semana e parar de roer unha logo. Confira:

01. Esmalte especial: se você não quer usar pimenta, pode usar um esmalte especial, que tem gostinho amargo. É incolor e serve para mulheres, homens e crianças maiores de 4 anos. Além disso, é fácil de comprar; várias marcas têm esse tipo de esmalte.

02. Bola anti-estresse: substituir um hábito ruim por um positivo pode ser uma ótima ideia de descobrir na prática como parar de roer unha. Um dos motivos que leva alguém a esse hábito é o estresse. Por isso, investir em uma bola anti-estresse pode ser ótimo para destruir esse comportamento ruim. Meditação mindfulness também pode ajudar bastante nesse sentido.

03. Invista em um novo hobby: ainda falando sobre hábitos, outra boa ideia é investir em um novo hobby, como conversar com um amigo, fazer atividade física, como yoga, tocar um instrumento etc. Isso pode diminuir manias e vícios e um deles é roer unha.

04. Acerte o tamanho: tenha calma. Essa é uma das principais dicas para quem quer parar de roer unha sem frustrações. A sua unha começou a crescer? Não tenha pressa de deixá-la gigante; primeiro deixe a unha no comprimento ideal e mantenha um formato arredondado – isso vai evitar que ela quebre e você volte ao ciclo de roer as unhas.

05. Tenha sempre uma lixa por perto: essa é uma das principais ferramentas para se carregar na sua bolsa. Já teve aquela unha que deu uma leve lascada e logo você colocou na boca? Nesse momento, o seu hábito ruim volta. Então, use a lixa nesses casos e evite a repetição do comportamento ruim.

Por fim, reconstitua a saúde das suas unhas

E, finalmente, depois que a gente consegue parar de roer unha, reconstituir a saúde das unhas. E, com isso, a gente pode usar produtos para melhorar a fragilidade que sobrou da época que a gente roía.

Para isso, o dermatologista normalmente vai recomendar tanto medicamentos tópicos, quanto de uso oral. Porque a gente sabe que alguns produtos têm a capacidade de melhorar a produção da sua unha – tanto a constituição da unha, deixando-as mais fortes, quanto até acelerando o crescimento. Esse tipo de recomendação é individual, porque leva em conta uma série de características pessoais. Portanto, eu recomendo que você consulte um dermatologista se já chegou nessa fase. E a quarentena não é desculpa, pois muitos de nós estamos atendendo por telemedicina!

Gostaram? Espero que vocês tenham gostado e, se vocês ficaram com mais dúvidas, podem me seguir nas redes sociais e lá eu vou esclarecer mais dúvidas para você! E para ter um atendimento exclusivo sobre o assunto, mande uma mensagem aqui, para o nosso whatsapp!

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário