Dúvidas frequentes sobre a cirurgia da unha
Alguns problemas precisam ser tratadas com a cirurgia da unha. Em geral isso acontece nos casos de unha encravada, unha dolorosa, unha em telha (que é um tipo especial de unha encravada), faixa escura na unha e quando está indicado fazer biopsia da unha.
Dor
A principal dúvida que surge é sobre a dor. Os pacientes têm medo de sentir dor e evitam a cirurgia até o limite por esse motivo.
Solução: Podemos realizar a cirurgia de unha sob sedação ou anestesia geral, no centro cirúrgico de um hospital, no caso de pacientes muito sensíveis e crianças. De qualquer forma, fazemos uma anestesia muito efetiva, semelhante ao bloqueio que o dentista faz para obturar os dentes antes e depois do procedimento. A cirurgia de unha em si é indolor e, utilizando os medicamentos que indicamos, o pós operatório é relativamente tranquilo, com bom controle da dor.
Deformidade
Algumas doenças que exigem cirurgia da unha são destrutivas por si só e espera-se uma sequela, independentemente da cirurgia. No entanto, de uma forma geral e – desde que realizada por um cirurgião familiarizado com esses procedimentos – a cirurgia não costuma deformar a unha! Ao contrário: em muitos casos, ela devolve o formato original da unha que estava alterado em consequência da doença.
Tempo de recuperação
Isso é super individual! Geralmente esse tempo varia de 3 a 15 dependendo do tipo de cirurgia da unha que foi feito. Para unhas encravadas, só para se ter uma ideia, temos pelo menos 5 cirurgias diferentes que podem ser realizadas. O retorno às atividades costumeiras, esporte etc, é de aproximadamente 15 a 30 dias, mas o retorno ao trabalho em geral é muito mais precoce, com a maioria dos indivíduos podendo voltar em 2 dias, dependendo da cirurgia realizada.
Curativos
Os curativos devem ser feitos diariamente após limpeza vigorosa com água e sabonete apenas! Alguns pacientes insistem em usar água oxigenada e outros produtos! Isso pode atrapalhar a recuperação e não aconselho! O primeiro curativo eu sempre faço no consultório, em geral, no dia seguinte. Alguns procedimentos sangram mais e é necessário aguardar um ou dois dias sem mexer no curativo antes de trocar!
Sangramento
É normal acontecer o sangramento depois de uma cirurgia da unha. Orientamos o que fazer nesses casos individualmente, pois depende do dedo e do tipo de cirurgia realizado. Em geral, um curativo com uma leve compressão resolve esse problema. É preciso aguardar o tempo do nosso organismo. A maioria das cirurgias da unha sangra, no máximo, até o terceiro dia. Depois esse problema não acontece mais!
Antibióticos
A cirurgia da unha é em um local considerado contaminado. Albergamos muitos microorganismos nessa região e, portanto, o risco de infecção não é desprezível. Por esse motivo é necessário utilizar antibióticos na maioria dos casos para que não haja infecção do local operado.
Ficou com alguma dúvida? Manda para cá que a gente responde!
Espero que tenham gostado!!
Sem Comentários