Notícias/Artigos

Blog

16 de junho de 2021 Cabelos por dratatigabbi Sem Comentários

Lavar cabelos todos os dias pode causar queda capilar?

Olá a todos! Eu sou a Dra. Tatiana Gabbi, médica dermatologista, e o assunto que quero tratar aqui hoje é sobre a queda capilar e a sua relação com as lavagens de cabelo.

Mais especificamente, quero tratar de uma dúvida recorrente, que é sobre “Lavar os cabelos diariamente provoca a queda dos fios?”

Se você também tem dúvidas sobre a relação entre lavagens de cabelo e a queda capilar, então fique comigo para entender mais!

Continue lendo!

 

Lavar cabelos todos os dias está relacionado com a queda de cabelo?

Já respondendo prontamente a questão proposta no post: não.

Lavar cabelos todos os dias NÃO causa queda de cabelo.

Quando falamos sobre queda de cabelo, existem diversas causas para que ela ocorra, no entanto, essas causas sempre são de dentro para fora, ou seja, a origem da queda de cabelo está sempre ligada a algo interno no corpo, que acaba se projetando para fora na forma de queda capilar.

Quando falamos sobre QUEDA de cabelos, é importante que você entenda: isso não é causado por fatores externos.

O que pode acontecer por fatores externos é a QUEBRA capilar, e se você quiser saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Os principais motivos que ocasionam a queda de cabelos são:

– Predisposição genética

– Déficits nutricionais

– Doenças

– Alterações do metabolismo

– Reações a algum medicamento

Então você pode sim lavar cabelos todos os dias sem se preocupar com a queda de cabelos.

O único problema que pode ser causado por lavar cabelos todos os dias é o ressecamento dos fios, mas isso é algo que pode ser controlado utilizando produtos adequados e também fazendo hidratação.

 

Meus cabelos só caem quando eu lavo, devo reduzir as lavagens?

É normal ter essa impressão, pois a queda dos cabelos é melhor visualizada na hora que lavamos os cabelos!

Além disso, quanto menos frequentes as lavagens, maior o volume de cabelos que irá cair cada vez que lavamos os cabelos.

Entenda:

O processo que determina a queda dos fios em grande quantidade acontece 3 meses antes da queda real.

Existe todo um estímulo no folículo e uma transformação de um cabelo que estava na fase de crescimento para um cabelo que entrará na fase de queda. Então não há nada que se possa fazer para segurar o fio ali. Ele vai cair! E o momento mais propício para que isso aconteça é justamente o momento da lavagem.

Isso quer dizer que se você lavar os cabelos todos os dias vai notar uma queda mais discreta em cada banho do que se você lavar uma vez por semana.

A limpeza do couro cabeludo é importante e pode ser necessário usar shampoos específicos para melhorar o microambiente do couro cabeludo, reduzindo a dermatite seborreica associada. Ela sim pode gerar inflamação e queda dos cabelos!

Me conte nos comentários desse post se essa explicação esclareceu essa dúvida para você!

 

Quando saber se a queda capilar é sinal de algo mais grave e que está na hora de procurar um médico?

Sabemos que a queda de fios é normal e cada pessoa, geralmente, sabe o padrão do cabelo caindo que tem no cotidiano.

Além disso, sempre temos os cabelos em ciclos diferentes do ciclo capilar. Um exemplo disso é só reparar que não temos uma época do ano em que ficamos carecas; ou seja, nossos fios estão sempre em fases diferentes desse ciclo capilar.

Cada fio é como se fosse um órgão individual, seguindo o ciclo do cabelo, que é nascimento, crescimento e morte, individualmente.

Existem pessoas com mais cabelos e outras com menos cabelos. Sempre temos uma porcentagem desses fios que estão na fase de queda; o comum é na faixa de 100 a 150 fios caindo por dia.

Como no caso que acabei de explicar sobre a dúvida de lavar cabelos todos os dias, quem não lava os cabelos diariamente, vai notar o cabelo caindo em maior quantidade quando for lavar, porque juntou o cabelo dos dias anteriores. Se a pessoa tem cabelo comprido, pode ser que ele enrosque no próprio fio e acabe caindo na hora de lavar.

Quem está com o cabelo caindo acima do normal acaba percebendo a diferença nítida entre a quantidade que normalmente cai e a queda acentuada.

Além disso, na região frontal (no início do cabelo, em torno do rosto), algumas entradas vão começando a se formar; então, é importante observar o couro cabeludo nessas áreas.

Isso só acontece com uma queda acima de 30%, dando para perceber as falhas. Antes disso, você só nota a queda.

 

Quais os tratamentos para a queda do cabelo?

Existem várias formas de tratamento: podem ser administrados medicamentos sistêmicos, tópicos, prescrito o uso de lâmpadas LED ou laserterapia, mas, antes de instituir qualquer um deles, o correto é procurar um dermatologista que encontra a causa da alopecia e inicie o tratamento adequado para evitar agravamento do quadro.

Estou disponível para vídeo consultas enquanto durar a pandemia, e também atendo de forma presencial, no meu consultório no bairro Jardim Paulista, com horários espaçados e todos os cuidados necessários para garantir o bem estar dos pacientes nesse momento que estamos vivendo.

Se você quiser marcar uma consulta, você pode clicar aqui para entrar em contato!

Ou, se você quiser tirar dúvidas rápidas sobre manchas brancas nas unhas ou outros assuntos dermatológicos, você pode comentar a sua dúvida aqui embaixo ou falar lá nas minhas redes sociais:

Facebook

Instagram

PS: Se esse é um tipo de conteúdo que te interessa, me segue lá no Instagram, onde posto muitas coisas legais!

Um beijo, e até a próxima!

Publicado Dra. Tatiana Gabbi

Dra-Tatiana-Gabbi-lavar-cabelos-todos-os-dias-pode-causar-queda-capilar

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário