Notícias/Artigos

Blog

10 de março de 2021 unhas por dratatigabbi Sem Comentários

Manchas coloridas nas unhas

As manchas coloridas nas unhas, ou seja, podem ser de várias cores, mas as mais comumente discutidas são as brancas e as escuras (marrons e pretas).

Só que elas podem ser:

– vermelhas

– amareladas e suas variantes

– verdes

– azuladas

– roxas

– brancas

– pretas e marrons

 

A alteração de cor por manchas coloridas

Amarela

A alteração de cor da unha mais frequentemente vista são as unhas amarelas.
As unhas ficam amareladas quando crescem bem devagar, quando encravam, quando descolam por trauma ou doença(soltam ou desgrudam do leito da unha), quando estão com micose ou com doenças inflamatórias como a psoríase (que é a mais comum das inflamatórias).
Ou seja: muitas alterações comuns amarelam a nossa unha! Inclusive alguns tumores mais raros e a síndrome das unhas amarelas (que reflete um problema pulmonar) também podem fazer isso. Então a dica é: sua unha ficou amarelada e não está melhorando? Procure o especialista!

 

Azul

As unhas manchadas de azul geralmente são vistas em reações medicamentosas

Enfim, resgatei essa foto para falar sobre as unhas azuladas: extremamente raras, mas vistas em algumas reações medicamentosas bastante específicas! Em geral, usadas para doenças autoimunes articulares ou quimioterápicas…

Também podem ser vistas quando o paciente tem redução do oxigênio no sangue, devido a um processo cardíaco ou pulmonar.

 

Branca

As manchas brancas nas unhas podem ser verdadeiras, quando têm origem na fábrica da unha ou na placa, ou aparentes quando ocorrem no leito ungueal.
A primeira imagem é uma mancha branca verdadeira causada, neste caso, por esmaltes deixados por muito tempo nas unhas. Isso acontece porque o solvente no esmalte antigo começa a reagir com a proteína da unha (a queratina) e forma esses grumos.

Outras causas desse tipo de mancha branca são: micoses superficiais, traumas na matriz (manicure por exemplo) e alguns tumores subungueais com origem na matriz (onicopailomas e onicomatricomas iniciais).

A segunda imagem é uma mancha branca aparente! Neste caso, causada por trauma que descolou a unha da relação dela com o leito da unha. Outras causas são doenças já conhecidas dos rins, coração, pulmão ou fígado.

 

Vermelha manchas coloridas

Dois tipos principais de manchas vermelhas que acontecem em um dedo só, nos chamam a atenção e que podem necessitar de cirurgia! São eles:
01. Lesões doloridas que lembram o tumor glômico

O tumor glômico é uma doença dolorosa da unha e eu já falei dela aqui, mas falaremos de novo ainda nessa semana! Essa é benigna, mas dói tanto que é importante fazer a cirurgia para a qualidade de vida do paciente. Além disso, é fundamental enviar o material para a análise porque faz diferencial com tumores malignos também (isso é raríssimo, ok?).

 

02. Lesões sem nenhum tipo de sintoma que lembram o onicopapiloma.

O onicopapiloma e lesões semelhantes são indolor mas incomoda, pode fazer a ponta da unha ficar quebradiça e enroscar nas roupas e cabelos. Além disso, também faz diferencial com problemas mais sérios e, portanto, é muito importante ficarmos de olho!!! E se acharmos que é importante, fazemos a cirurgia!

E as manchas vermelhas em várias unhas? Doenças inflamatórias!!! Talvez a gente precise até fazer uma biopsia para saber que doença é e como fazer melhor esse tratamento, mas a condução do caso é com remédios e não com cirurgia!!!

 

Verde manchas coloridas

Ela aparece em unhas que estão descoladas, seja por trauma, tumores ou micoses. Também pode aparecer quando fazemos o alongamento das unhas!
Em 2015, fiz o procedimento de alongamento das unhas, para uma aula e minhas observações:

– avaliar e pesquisar o profissional

– não fazer muito comprido, por causa da alavanca onde já comentamos aqui.

– causa trauma nas unhas

– se não for feito da forma correta, pode haver infiltração de substâncias do dia a dia, ficando úmido.

– Pseudomonas acaba se proliferando em ambientes úmidos, causando dor e mancha esverdeada, necessitando de um tratamento adequado, muitas vezes com antibiótico.

Muitas vezes esses quadros podem se tornar persistentes e até irreversíveis, portanto é fundamental ser avaliado pelo especialista!

Já teve alguma dessas manchas? Conta aqui pra gente nos comentários!

 

Espero ter ajudado! Se tem mais alguma dúvida sobre manchas nas unhas, mande uma mensagem aqui!

Ah, não esqueça de me seguir no Instagram para mais conteúdos importantes sobre mancha nas unhas, pele e cabelos.

Até a próxima!

Postado por Dra. Tatiana Gabbi

 

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário