Notícias/Artigos

Blog

9 de julho de 2020 unhas por dratatigabbi Sem Comentários

O que significam as manchas brancas nas Unhas?

Olá, eu sou a Doutora Tatiana Gabbi, médica dermatologista e hoje vamos falar um pouco sobre aquelas manchas brancas que aparecem nas unhas.

 

Temos vários tipos de manchas brancas nas unhas, mas a mais comum (que a nossa avó falava que era de mentiroso ou que a gente ia ganhar um presente) é aquela mancha meio solitária, que aparece, vai crescendo e depois vai sumindo conforme a unha cresce.

 

Esse tipo de mancha branca na unha, que passamos a mão e ela não está áspera ou com nenhum outro aspecto, é causado por um mecanismo muito complexo, mas vou tentar te explicar aqui.

 

A fábrica da unha, que fica embaixo da cutícula, tem 2 frentes de produção: a parte mais superficial, mais ‘pra fora’ da nossa unha, que produz mais pra baixo. E a parte mais profunda que produz a parte de cima.

 

A natureza é sábia. Se a gente sofrer um trauma, ainda preservamos a nossa unha. Mas muitas pessoas cutucam essa região, seja na hora de fazer a mão, ou com hábitos de morder, roer ou até só cutucando.

 

Quando fazemos isso, pegamos apenas a parte mais superficial da fábrica, que produz a unha profunda e, com isso, você vai ter uma descamação de células lá na profundidade, que vai ficar segura pela lâmina superficial que está sendo produzida na matriz profunda.

 

Um pouco confuso, mas o ponto é: quando você tem esse tipo de quadro, você tem uma descamação celular que é retida pela placa.

 

Temos também outros tipos de manchas brancas nas unhas, que são muito comuns, que é aquela que aparece principalmente nas unhas dos pés. Nela, você passa a mão e sente uma aspereza.

 

Esse tipo de mancha branca, geralmente, é causado pela dissolução por causa do esmalte. Sabemos que os esmaltes são solventes e eles têm a capacidade de degradar a queratina – proteína que forma nossa unha.

 

Com isso, você tem a formação das pérolas de queratina e a deposição das manchas brancas nas unhas, que vão sair conforme você fizer um lixamento superficial e usar produtos hidratantes.

 

Lembrando, também, que as micoses de unhas podem ser vistas, a princípio, como manchas brancas. Então, se você ficou na dúvida, e tem manchas brancas nas unhas que não estão melhorando, procure um médico dermatologista para ele fazer o diagnóstico mais adequado.

 

Gostaram? Espero que vocês tenham gostado. Se vocês ficaram com mais dúvidas, podem me seguir nas redes sociais e lá eu vou esclarecer mais dúvidas para vocês.

 

P.S.: Para marcar uma consulta e ter um atendimento personalizado, basta clicar aqui. É rápido e prático. Espero te ver em breve!

 

Postado Dra. Tatiana Gabbi

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário