Notícias/Artigos

Blog

8 de fevereiro de 2021 Cabelos por dratatigabbi Sem Comentários

Queda de cabelo hormonal: o que é e por que acontece?

Olá, eu sou a Dra. Tatiana Gabbi e hoje estou aqui para falar com  você sobre a queda de cabelo hormonal. Vamos lá?

Uma coisa que perguntam muito no inbox do Instagram é sobre a relação dos hormônios exógenos (seja pílula, reposição hormonal ou hormônios que o pessoal usa como recurso ergogênico estético) e a queda do cabelo.

Esse post não tem julgamento, então não vou opinar sobre o que penso a respeito de utilizar hormônios ou não com tais e tais objetivos e pediria que vocês entendessem esse ponto, que é fundamental para entender esse contexto.

A intenção aqui, na verdade, é falar sobre o impacto dos hormônios exógenos e de outros tipos na queda de cabelo. Principalmente porque, de acordo com a Harvard…

Cerca de um terço das mulheres experimentam queda de cabelo em algum momento de suas vidas; entre as mulheres na pós-menopausa, até dois terços sofrem queda de cabelo ou manchas calvas.

Além disso, a queda de cabelo nas mulheres costuma ter um impacto maior do que nos homens, porque é menos aceitável socialmente para elas. A alopecia pode afetar gravemente o bem-estar emocional e a qualidade de vida da mulher.

Vamos conversar sobre queda de cabelo hormonal então? Fica comigo até o final!

 

Impacto dos hormônios no seu cabelo

Os hormônios podem causar dois tipos de impacto nos fios:

1 – Pode haver uma alteração do ciclo capilar com aumento da queda (eflúvio) que, por si só não leva a doenças do cabelo, mas pode impactar no comprimento e volume dos fios – geralmente de forma transitória (mas que pode ou não se perpetuar).

Em pessoas que já possuem doenças como alopecia androgenética ou frontal fibrosante pode haver uma piora da doença de base…

2 – Os hormônios podem impactar diretamente naqueles indivíduos que já possuem alopecia androgenética. Se forem hormônios masculinos, isso vai piorar o quadro, mas algumas pílulas anticoncepcionais e outras substâncias semelhantes podem ajudar!

VEJA: Existe tratamento para a calvície e ela pode atingir homens e mulheres

 

O que é a perda de cabelo hormonal?

Uma forma de eflúvio telógeno, esse tipo de queda pode acontecer por um desequilíbrio hormonal médico (incluindo distúrbios relacionados à tireoide), por um evento traumático (como cirurgia ou perda dramática de peso) ou por hormônios exógenos.

Ambas as causas resultam em uma queda nos hormônios promotores do crescimento do cabelo, como estrogênio e progesterona, e um aumento nos hormônios promotores da perda de cabelo, como androgênio e testosterona.

Isso, por sua vez, aciona um interruptor, enviando fios de cabelo para a fase telógena de uma só vez. Isso pode durar até 7 meses, durante os quais você vai experimentar a falta de crescimento nas áreas afetadas.

Na maioria dos casos, o impacto visual é assim: cabelo mais fino por toda parte – a queda ocorre em todo o couro cabeludo, então você pode notar apenas um rabo de cavalo menor.

 

Por que problema hormonal causa queda de cabelo?

A alopecia androgênica – calvície de padrão masculino ou feminino – está enraizada em uma série de causas diferentes, incluindo hereditariedade, trauma e certos medicamentos.

Sim, já culpamos nossos hormônios por uma série de problemas – estresse, alterações de humor, fadiga, acne, ganho de peso, etc.

Mas desequilíbrios hormonais também podem ser a razão por trás de sua inesperada queda de cabelo, especialmente se você for mulher.

Na verdade, para as mulheres, os distúrbios hormonais são uma das causas mais comuns de queda de cabelo ou perda de mechas grandes.

Pode ser que você esteja se perguntando agora: “Mas a queda de cabelo hormonal é reversível?” Bom, na maioria dos casos, o tratamento da disfunção hormonal subjacente reverterá a queda de cabelo e permitirá que seu cabelo recupere o volume saudável.

VEJA: Cabelo caindo depois da COVID-19 – Como isso acontece?

 

É possível fazer tratamento para queda de cabelo hormonal em casa?

O ideal para quem está sofrendo com queda de cabelo hormonal, principalmente para quem toma hormônios exógenos, é não fazer o tratamento em casa sozinho, sem recomendação de um médico especialista na área.

Muitas vezes, notamos pessoas que simplesmente vão ao cabeleireiro para fazer tratamentos contra a queda, mas a verdade é que os motivos da queda só podem ser desvendados por um médico especialista em cabelos.

Principalmente se você toma hormônios exógenos, apenas um médico especialista vai saber te indicar o que, exatamente, você precisa fazer para diminuir essa queda e, até mesmo, reverter (se for o caso)

Sem a ajuda de um médico especialista em cabelos, é impossível descobrir a origem da queda e quais são os próximos passos para recuperar o volume e a saudabilidade do seu cabelo.

 

E aí, já aprendeu o suficiente sobre queda de cabelo hormonal?

Aqui, você aprendeu sobre a queda de cabelo hormonal, mas ainda há muito o que falar e discutir sobre o assunto.

Então como tudo isso é muito complexo, não tentem fazer nada sozinhos e muito menos checar esse tipo de informação APENAS na internet. Aprenda o que puder sobre o assunto e discuta com o médico de sua confiança para que ele te ajude na dúvida e se responsabilize por esse tratamento!

Espero ter ajudado! Se gostou curta e compartilhe com pessoas que vocês acham que irão gostar desse conteúdo.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixa um comentário que eu te respondo!

P.S.: Se você ainda não tem um médico de confiança especialista em cabelos e quer marcar uma consulta, basta clicar aqui.

 

Publicado por Dra. Tatiana Gabbi

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário