Notícias/Artigos

Blog

31 de março de 2021 Pele por dratatigabbi Sem Comentários

Tumor Glômico: Saiba tudo sobre essa lesão benigna que causa dor nas unhas

Olá pessoal! Eu sou a Dra. Tatiana Gabbi, médica dermatologista, e o assunto que quero discutir com vocês hoje é sobre dor nas unhas! Você sofre com esse problema? Conhece alguém que se queixa disso?

Além da unha encravada, onde é óbvio de se dizer que a unha está encravada, a gente tem uma entidade que faz com que o paciente procure o médico dermatologista, pois é bastante dolorosa: trata-se do tumor glômico.

Acalme-se! Não há motivo para pânico, pois trata-se de um tumor benigno e que pode ser removido sem problemas!

Para você ficar por dentro do assunto, fiz esse post que explica tudinho que você precisa saber!

Continue lendo e tire todas as suas dúvidas!

 

O que é o tumor glômico?

Tumor glômico é uma neoplasia ou tumor benigno (ou seja, não cancerígeno) de estruturas vasculares.

Em relação à aparência, tendem a possuir uma coloração azulada, arroxeada ou avermelhada na unha, com ou sem destruição da lâmina.

Isso significa que o tumor glômico sofre contração e expansão quando ocorre a mudança da temperatura, o que faz que a dor seja deflagrada no frio, podendo ser  extremamente doloroso, principalmente após a mudança de temperatura ou ao exercer pressão no local.

O tipo de dor causada pelo tumor glômico, classicamente, é uma dor que pinça, uma dor pulsátil, que o paciente se queixa bastante, é uma dor que arrepia a alma, então os pacientes sempre procuram ajuda.

 

Como é feito o diagnóstico do tumor glômico?

Primeiro é feita a observação clínica. O diagnóstico é sugerido por uma tríade de sintomas: sensibilidade local, dor associada ao ambiente frio e dor intensa após um pequeno trauma.

Na suspeita dessa neoplasia benigna, a primeira providência que precisa ser tomada observando esses tipos de alteração é solicitar exames para que possamos entender que tipo de lesão existe, o tamanho dela e a localização exata.

Deve-se então realizar exames de imagem, através da ultrassonografia ou da ressonância magnética.

 

Como é o tratamento do tumor glômico?

O único tratamento real para um tumor glômico é através da cirurgia. A excisão completa é crucial na prevenção da recorrência e resolução dos sintomas.

Mesmo se esse tumor for pequeno, o melhor é  removê-lo completamente. Caso contrário, o tumor continuará crescendo, mesmo que lentamente, e, à medida que ele for aumentando, mais problemas causará.

Quanto antes você fizer a remoção completa desse tipo de tumor, melhor será para a sua recuperação.

Sabendo disso, o procedimento se torna muito mais simples, porque é possível retirar apenas a parte que ficou proliferada, preservando a matriz e o leito, com resultados estéticos muito bons!

 

Muitas vezes, o próprio tumor glômico já pode ter causado uma destruição permanente na fábrica da unha. Nesses casos, o resultado estético não será tão bom, mas a cirurgia é muito bem vinda porque resolve a dor, que pode ser incapacitante.

 

A cirurgia não costuma deixar sequelas quando é feita por um profissional experiente e desde que o tumor não tenha lesionado a matriz (fábrica) da unha.

No entanto, não se preocupe, pois esse procedimento cirúrgico é simples em mãos hábeis.

Os pacientes podem ficar tranquilos, porque os cirurgiões que estão habilitados a fazer esse tipo de procedimento em geral fazem ele sem muita dificuldade.

Alguns pacientes têm muita aflição de mexer na unha, até porque ela já está doendo bastante. Nesses casos, eu recomendo que o procedimento seja feito no centro cirúrgico sob sedação com um anestesista.

 

Então é isso!

Se você sente dor nas unhas, principalmente em temperaturas frias ou ao exercer pressão sobre o local, e suspeita ter um tumor glômico, você deve procurar um médico e então precisa fazer um exame de imagem para comprovar.

Caso você comprove que realmente se trata de um tumor glômico, você precisa ser submetido a uma cirurgia simples da unha que vai remover esse tumor.

Espero que tenham gostado desse conteúdo, e caso reste alguma dúvida ou você precise de ajuda, você pode entrar em contato comigo e agendar uma consulta!

Comente o que achou nos comentários que eu também te respondo!

P.S.: Não esqueça de me seguir no Instagram. Compartilho muitas informações bacanas, de forma descomplicada, por lá! Te vejo no próximo post!

 

Publicado por Dra. Tatiana Gabbi

 

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário