Notícias/Artigos

Blog

30 de junho de 2021 unhas por dratatigabbi Sem Comentários

Unhas de gel estragam as unhas naturais? Entenda!

Olá a todos! Eu sou a Dra. Tatiana Gabbi, médica dermatologista, e hoje estou aqui para falar com vocês sobre unhas de gel!

Elas estragam as unhas naturais?

Quem tem unhas frágeis pode usar?

Quais são as indicações para aplicar unhas em gel?

Vou responder a todas essas perguntas e ensinar uma técnica para facilitar a vida de quem sofre com unhas frágeis, que descamam e quebram na ponta, atrapalhando a boa manicure dessa unha.

Continue lendo!

 

Unhas de gel podem causar problemas nas unhas naturais?

Sim. Mas não pela unha de gel em si (exceto por 2 casos que explicarei logo abaixo, que realmente não podem usar a unha de gel) , e sim pelo tamanho. Entenda:

Grande parte dos problemas que podem surgir nas unhas vem através do trauma nas unhas, e com as unhas em gel, você cria uma situação que chamamos de alavanca.

O que isso significa?

A ponta da unha, quando ela é muito mais comprida do que o resto do dedo, qualquer pequeno trauma que você faça na ponta do dedo vai transmitir um grande trauma para a raiz da unha e, como aquilo é extremamente bem grudado, você pode ter laceração de leito.

Laceração de leito é quando a pessoa arranca um pedaço do leito da unha, o lugar onde a unha está grudada, por conta de você ter uma unha muito comprida. Isso pode acontecer com unha natural também, é algo relacionado ao comprimento da unha.

Além disso, o alongamento de unhas é algo que dificulta a própria função da unha, que é pegar os objetos.  Com uma unha artificial muito comprida, você não consegue fazer as coisas direito, o que facilita ainda mais a ocorrência de traumas.

 

Quem NÃO pode colocar unhas em gel?

Existem 2 casos onde, independente do alongamento da unha em gel, elas não podem ser colocadas. São eles:

1. Quem tem unhas frágeis

2. Quem possui alergia ao acrilato

Quem tem unha frágil não pode alongar as unhas, pois existe o risco de você fragilizar cada vez mais essa estrutura, e comprometer a integridade da unha, causando uma situação que chamamos de “unha abîmé”, em francês, que significa detonada, uma unha que acabou.

Quem tem alergia ao acrilato: se você tem alergia ao acrilato e colocar unhas em gel, é MUITO problemático.  Na hora que você retirar essa unha artificial, estará tudo descolado, com pseudomonas (uma bactéria verde que vem por cima), e isso vai gerar muitos problemas.

 

Quais as indicações para utilizar unhas em gel?

Tem indicação para colocação de unhas de gel do ponto de vista dermatológico sim!

Na minha opinião, elas são válidas para os seguintes casos:

– Nas pessoas que têm o hábito de roer as unhas, que é péssimo, então você consegue devolver um bom aspecto para a unha e dificultar o ato de roer.

– Quando você tem uma doença que destruiu a unha, seja ela cirúrgica ou uma doença inflamatória, que você já tratou, já curou, mas ficou uma sequela, e você quer devolver a naturalidade para aquela unha.

Se a pessoa só tem a unha fraca, a melhor opção para essa pessoa é usar o esmalte em gel, só o produto, pois ele vai aderir, mas não ao alongamento com as unhas em gel. Entenda a seguir:

 

Esmalte em gel – opção para quem tem unhas fracas

O esmalte em gel e a extensão em gel (unhas em gel) são coisas distintas.

Existem várias técnicas para se alongar a unha, você pode fazer com fibra e moldar, esculpir uma unha em cima da sua própria, ou colar uma unha e usar o esmalte em gel para trabalhar aquela unha, ficar esmaltada, e tudo mais.

Quando você termina de fazer a unha esculpida e você vai dar a naturalidade para a unha, você usa um esmalte em gel, que é um esmalte que vai na câmara de ultravioleta ou na câmara de LED, para curar. Ele é usado para fixar, e aquilo não sai fácil.

O esmalte em gel é o produto que você usa para pintar, e realizar um processo que chamamos de selagem, que consiste em só aplicar a base, a qual eu sou super favorável.

Se você colocar uma camada desse esmalte em gel, você sela a unha, então você pode usar qualquer outro tipo de esmalte que não descama, que é a queixa de quem tem unhas fracas, e isso é o máximo que eu acho que dá para fazer para quem tem unhas fracas.

Essa é uma técnica descrita inclusive em artigo científico, pois na unha frágil, você tem uma descamação da ponta da unha, não é do resto. Então se você tiver essa selagem bem fininha, vai ajudar em relação a essa descamação, quebra e duração do esmalte.

A proposta aqui, é você não remover isso, é deixar lá, e ir esmaltando, e só retirar o esmalte por cima, até a unha crescer. Mas essa técnica deve ser feita apenas em manicures que saibam fazer a selagem.

Precisa também ser com um esmalte que não seja peel off, que é aquele que você consegue retirar. Esse tipo de esmalte em gel peel off não serve para unhas frágeis, é necessário ser o tipo que realmente fica, para só fazer uma camada e não tirar, e ir esmaltando por 3 meses, até você cortar o último pedaço.

 

Unha artificial colada (como as de farmácia)

A unha artificial colada, do tipo que você compra em farmácias ou lojas de cosméticos, é uma opção mais inofensiva que a unha em gel, mas ainda assim não é livre de riscos, pois a unha da farmácia pode lacerar a sua unha na hora de retirar, dando um aspecto áspero na superfície da unha, o que gera a necessidade de hidratação.

A minha dica para retirar esse tipo de unha é deixá-la de molho em água morna com sabonete.

 

Você ainda tem dúvidas sobre o assunto?

Se você ainda tem dúvidas acerca de unhas de gel, deixe aqui nos comentários que eu respondo!

E se você gosta de conteúdos como esse, me siga também no Instagram, onde sempre posto dicas interessantes!

Um beijo e até a próxima!

 

Publicado por Dra. Tatiana Gabbi

Dra-Tatiana-Gabbi-unhas-de-gel-estragam-as-unhas-naturais

Tags:
Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário