Notícias/Artigos

Blog

Você sabe o que são fotoprotetores?

Afinal a exposição solar e a fotoproteção são dois componentes importantíssimos do expossoma do envelhecimento cutâneo!

Fotoprotetores são formas de bloquear ou impedir o contato da pele com os raios solares.Há basicamente 3 tipos de fotoprotetores, sendo eles: Os mecânicos, os via oral, e os tópicos.

 


Fotoprotetores Tópicos

São os nossos conhecidos protetores solares ou filtros solares Ultravioleta. São substâncias ativas aplicadas à pele e que agem por mecanismos de reflexão, dispersão ou absorção da luz solar. Dentre os tipos de protetores tópicos, existem: Os orgânicos (quimicos) que atuam refletindo a RUV e os inorgânicos (físicos) que atuam absorvendo a RUV e a transformando em energia inofensiva à pele.

Muitos protetores solares combinam o orgânico e o inorgânico a fim de aumentar sua eficiência (FPS e proteção UVA).

 

FPS

É o fator de proteção solar, ele expressa a eficácia da proteção contra raios UVB, indica o tempo em que a pessoa pode se expor ao sol sem se queimar.

Exemplo: Se você se queima depois de 5 minutos exposto ao sol sem proteção, utilizando um protetor FPS 30 vai prolongar 30 vezes esse tempo, então deve demorar 150 minutos para se queimar novamente.

Porém, nem tudo são flores… Essa proteção depende da quantidade de filtro solar que você aplica na pele e do tempo de reaplicação.


Recomendações de aplicação
– A primeira aplicação deve ser, de pelo menos, 15 minutos antes da exposição solar.
– A reaplicação deve ser feita a cada 2 horas

Existem também duas estratégias para uma melhor aplicação do filtro solar:
– Aplicar o produto em duas camadas
– Regra da colher de chá conforme:

Proteção UVA

É a proteção contra os Raios UVA que citamos ao começo do texto. É recomendável que essa proteção seja pelo menos ⅓ do FPS. Se o protetor solar tem FPS 30, a proteção UVA tem de ser no mínimo 10.

Dica: Sempre procurar nos rótulos (na caixinha) dos protetores solares por “Proteção UVA” ou “Proteção de amplo espectro”.

 

Fotoprotetores Orais

São ativos, consumidos via oral, capazes de minimizar os danos causado pela radiação solar. Eles atuam em nível celular ou molecular após a incidência da radiação na pele.

As substâncias fotoprotetoras de via oral mais conhecidas são: Vitaminas C e E, carotenóides, polifenóis, probióticos e ácidos graxos essenciais.

É muito importante ressaltar que eles não substituem os filtros solares tópicos.

 

Fotoprotetores mecânicos

São objetos ou acessórios, que agem como barreiras físicas  que impedem a exposição da pele aos raios solares. Alguns exemplos desse tipo de proteção são: Bonés, chapéus, sombras, vidros, óculos de sol e roupas secas com tramas mais apertadas e de fios sintéticos.

Há ainda o caso de roupas especiais que possuem ação anti raios solares. Esse tipo de roupas são fabricadas em tecidos com ativos introduzidos nos fios que conferem proteção UV.

Gostaram? Espero que vocês tenham gostado. Se vocês ficaram com mais dúvida, vocês podem me seguir nas redes sociais e, por lá, eu vou esclarecer mais dúvidas para vocês. Ou entre em contato e agende a sua consulta.

Obrigada e até a próxima!

Postado por Tatiana Gabbi

Gostou ? Compartilhe!

Sem Comentários

Deixe um Comentário